Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Michele Oberson dept_BR
dc.contributor.authorHoff, Silvanapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-16T02:08:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139077pt_BR
dc.description.abstractO Diesel é um combustível derivado do petróleo altamente consumido na atualidade no Brasil devido à logística rodoviária de transporte existente. Porém estão presentes em sua composição muitos compostos que, após a combustão no motor, transformam-se em moléculas danosas a saúde e ao meio ambiente contidas no efluente, como as sulfuradas, nitrogenadas e oxigenadas. Para controlar essas emissões foram estabelecidas legislações que limitam a quantidade permitida de tais compostos. A concentração de enxofre, por exemplo, não pode ultrapassar 10ppm na composição do chamado Diesel S-10. Para remover esses compostos indesejados, o combustível passa por um processo de hidrotratamento, que consiste na hidrogenação catalítica para remoção dos contaminantes. Neste processo são usados reatores de leito fixo do tipo Trickle-Bed (ou leito-gotejante) melhorando o contato gáslíquido. Neste contesto, os dispersores de alta eficiência são importantes no projeto de um reator, pois aumentam a efetividade das reações melhorando o contato da carga líquida com o leito catalítico e com o gás hidrogênio permitindo que uma maior quantidade de catalisador efetivamente atuando. A troca de dispersores usuais por tecnologias mais eficientes permite que se consiga processar cargas mais pesadas e atingir altos graus de descontaminação e remoção de H2S. Assim, grandes empresas desenvolveram tecnologias com objetivo de melhorar a dispersão de líquidos e gases em reatores de leito fixo. Os investimentos destinados para esta modificação são altos e com poucos retornos financeiros, porém em função da rígida legislação se tornam necessários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCombustivel : Oleo dieselpt_BR
dc.subjectCatalisadorespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de modificações em reatores de leito catalítico de planta industrial de hidrotratamento de dieselpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationQuímica Industrialpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples