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dc.contributor.advisorGarbin, Elisabete Mariapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Anderson Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2008-08-27T04:12:40Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13737pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda, na vertente dos Estudos Culturais, as representações de HIV/AIDS, gênero e sexualidade produzidas em dois filmes hollywoodianos – Filadélfia (1993) e 24° Dia – O Prazo Final (2003). Neste trabalho indico como os filmes têm se constituído em espaços educativos que ensinam sobre uma série de aspectos, promovendo, colocando em veiculação e fixando padrões culturais de gênero e sexualidade, atuando na contemporaneidade como uma Pedagogia Cultural. Problematizo como as representações do HIV/AIDS, inicialmente atreladas à homossexualidade masculina, proporcionaram uma série de preconceitos e de marginalizações relacionadas aos gays. O presente estudo também esteve atento para a diversidade relativa às significações da doença, apontadas nas duas películas. Tais significações são concebidas tanto como construção da área Biomédica, quanto também uma doença de múltiplas representações e significações, constituídas pelo e no tecido cultural. Ao finalizar, aponto para as possibilidades de se morrer e/ou viver com o HIV/AIDS, presentes nas narrativas dos dois filmes aqui analisados.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation approaches, within the Cultural Studies discussion, the HIV/AIDS, gender, and sexuality representations shown in two Hollywood films-Philadelphia (1993) and The 24th Day (2003). In this paper, I indicate how films are becoming educational spaces that teach a series of aspects by promoting, releasing and determining cultural patterns of gender and sexuality, acting in the contemporaneity as a Cultural Pedagogy. I bring into discussion how HIV/AIDS representations, initially tied to male homosexuality, resulted in a series of prejudice and marginalization regarding gay people. The present study observed the diversity related to the disease significations revealed in both films. Such significations are conceived as a Biomedical area construction, as well as a disease of multiple representations and significations established by and in the cultural fabric. Finally, I point out to the possibilities of dying and/or living with HIV/AIDS present in the film narratives analyzed here.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAIDSpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.titleNo escurinho do cinema... sobre HIV/AIDS, gênero e sexualidade em filmes hollywoodianospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000617605pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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