Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSantana, Gisele Linspt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135402pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia analisou a apresentação do feminino na personagem Lisa Simpson. O objetivo principal foi observar como essa apresentação ocorre por meio das bandeiras que a personagem defende. A partir disso, pretendi problematizar o comportamento de Lisa em relação às convenções acerca do feminino no cinema hollywoodiano. Para isso, foi necessário compreender como a figura feminina é apresentada nesse cinema, baseando-me principalmente em Kaplan (1995), Turner (1997) e Mulvey (2008). A fim de compreender a narrativa seriada e como Os Simpsons configura-se enquanto produto audiovisual televisivo, Machado (2001), Pallottini (1998) e Calabrese (1994) foram os principais autores lidos. Por tratar-se de análise de personagem, foi imprescindível abordar o conceito dessa figura e sua função dentro da narrativa. Desse modo, Vogler (2006) e novamente Pallottini auxiliaram-me nesse objetivo. Para a análise, foi utilizada a metodologia proposta na obra de Jullier e Marie (2009). Os episódios analisados foram divididos em duas categorias: visão política e respeito à vida. Essas categorias foram definidas conforme a determinação de Lisa em posicionar-se enquanto mulher perante as questões abordadas em cada um dos episódios.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph analised the feminine representation in the character Lisa Simpson. The main goal was to observe how this representation occurs through the ideals that the character defends. From that, I intended problematizing Lisa's behavior towards the conventions about the feminine in the Hollywood cinema. For that, it was necessary to comprehend how the feminine figure is presented in this cinema, basing me mainly in Kaplan (1995), Turner (1997) e Mulvey (2008). To comprehend the serial narrative and how The Simpsons is configured as a televisive audiovisual product, Machado (2001), Pallottini (1998) and Calabrese (1994) were the main reading authors. For being a character analysis, it was indispensable to approach the concept of this figure and its function inside the narrative. This way, Vogler (2006) and again Pallottini assisted me in this goal. For the analysis, it was used the metodology proposed in the work of Jullier and Marie (2009). The analised episodes were divided in two categories: political vision and life respect. Those categories were defined by Lisa's determination in positioning herself as a woman front of the approached questions in each episode.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOs Simpsons (Desenho animado)pt_BR
dc.subjectAnimationen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectRepresentação do femininopt_BR
dc.subjectFeminineen
dc.subjectFeminismen
dc.subjectSeriesen
dc.subjectThe Simpsonsen
dc.titleAs bandeiras de Lisa Simpson: o feminino na personagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987854pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples