Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPeters, Michael A.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.contributor.authorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-07T17:55:42Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135322pt_BR
dc.description.abstractDesenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, “teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).pt_BR
dc.description.abstractThis short paper elaborates the possible connections between geophilosophy and the pedagogy of the concept as a critical approach to philosophy of education. Philosophy, in this view, is a constructivism, which has two complementary aspects: the creation of concepts and the laying out of a plane. The plane of immanence is like the horizon of events, where the concept is the event. Philosophy is uniquely a practice of concept creation, and the pedagogy of the concept, according to Deleuze and Guattari, “would have to analyze the conditions of creation as factors of always singular moments” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 77-87pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeophilosophyen
dc.subjectGeofilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectDeleuzeen
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectGuattarien
dc.subjectGuattari, Felix, 1930-1992pt_BR
dc.subjectPedagogy of the concepten
dc.titleGeofilosofia, educação e pedagogia do conceitopt_BR
dc.title.alternativeGeophilosophy, education and the pedagogy of the concept en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000367478pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples