Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGauthier, Clermontpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.contributor.authorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-07T17:55:37Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135319pt_BR
dc.description.abstractAo invés de definir o currículo como sendo “isso” ou “aquilo”, este artigo pensa em termos de agenciamentos curriculares. Nessa perspectiva, não haveria, portanto, um objeto "currículo" ou um "ser-do-currículo" a ser explorado, mas um devir-x do currículo. Assim, currículo é aqui entendido da mesma forma pela qual Deleuze e Guattari concebem o inconsciente, ou seja, como máquina: que não pára de produzir, que é produzida por sua produção, cuja essência não se pode determinar a priori e que não pára de efetuar novas ligações. A intenção não é a de realizar uma análise totalizante do currículo, mas, antes, uma esquizoanálise do currículo. Tratase, portanto, de propor três aspectos de um uso “menor” da pedagogia. O primeiro deles está ligado à desterritorialização do ofício de pedagogo; o segundo, à política; e, por fim, o terceiro, ao agenciamento coletivo de enunciação.pt_BR
dc.description.abstractInstead of defining curriculum as being “this” or “that”, this essay tries to think about curriculum in terms of assemblages. From this perspective, there is no such thing as an object of curriculum or a being-of-curriculum to be explored, but, rather, a becoming-x of curriculum. I conceive curriculum thus in the same way as Deleuze and Guattari conceive the unconscious, that is, as a machine that does not stop producing, that is itself produced by its own production, whose essence is not an a priori, and that never stop making new connections. This essay does not try to make a totalizing analysis of curriculum, but, rather, to draw a schizoanalysis of curriculum, suggesting three elements that make up a minor use of pedagogy. The first one is related to a deterritorialization of the craft of teaching; the second, to politics; and finally, the third one is related to the collective assemblage of enunciation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 143-155pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeleuzeen
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectDeterritorializationen
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectCollective assemblage of enunciationen
dc.titleEsquizoanálise do currículopt_BR
dc.title.alternativeSchizoanalysis of curriculum en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000367682pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples