Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorDias, Clara Celina Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134480pt_BR
dc.description.abstractO artigo relata o desenvolvimento de uma atividade realizada com 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico de uma escola estadual, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Ao pensarmos que o saber esta centrado no aluno é importante proporcionar atividades que o aluno possa observar, pesquisar, testar, relacionar e comparar resultados. O objetivo deste trabalho é utilizar o software Geogebra e analisar como o ensino de matemática com esse recurso pode contribuir para a vida dos alunos. Constatamos que a maioria dos alunos são filhos de agricultores e que a cultura predominante é o fumo. A partir da realidade dos alunos, elaboramos um planejamento para trabalhar funções de 1º grau, com uma situaçãoproblema e ao mesmo tempo utilizando o Geogebra. Presumimos que seria importante aos alunos terem alguns conhecimentos prévios sobre o conteúdo para depois trabalharmos a proposta. Os alunos foram divididos em sete grupos e para introduzir a temática leram um texto sobre as etapas do plantio do fumo. Dessa forma, foram apresentados quadros para serem preenchidos com dados coletados pelos grupos, os quais foram utilizados para construir gráficos e comparar valores de custo e benefício. Nos grupos, os alunos dialogaram e debateram em relação à quantidade de hectares plantados e pés produzidos, os custos e valores de comercialização. Destacamos o quanto foi valioso o envolvimento da família, pois, mesmo trabalhando diretamente no fumo, alguns alunos não sabiam o que considerar como despesas para acrescentar no custo, uma vez que teriam que saber quanto custa uma arroba. Uma palestra sobre alternativas ao fumo também possibilitou um espaço de aprendizagem e de compartilhamento de saberes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleA escola do campo e o ensino de funções por meio de atividades com tecnologias digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples