Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Márcia Erondina Dias de Souza dapt_BR
dc.contributor.authorFabrício, Cristiane Machadopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134102pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre perímetro e área de figuras planas, utilizando mídias digitais como ferramentas facilitadoras e estimuladoras do processo de aprendizagem, mais especificamente o vídeo sensibilizador “As formas Geométricas da UFAL” e o Geoplano Digital. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Proposta Didática, com o propósito de utilizarmos os recursos de forma proveitosa e prazerosa, aplicamos com uma turma de 3ºano do Ciclo II. Foram utilizados trabalhos de dois autores - Vergnaud e Knijnik- como embasamento teórico para reflexão. Além disso, analisamos três livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de obter uma amostragem de como o conteúdo é apresentado aos alunos e explorado pelos autores, observando assim, possíveis lacunas que podem ser preenchidas com a utilização dos recursos digitais citados acima. Após a realização da prática pedagógica, analisamos os resultados, percebemos uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMídias Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino da geometriapt_BR
dc.titleGeometria plana : construindo relações e conceitospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983690pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record