Teorema de Pitágoras : aplicações
dc.contributor.advisor | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.author | Guariente, Márcia Indrusiak Vinhaes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134097 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo apresenta o Trabalho de Conclusão do Curso à Especialização: Matemática, Mídias Digitais e didática. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar as potencialidades de uma prática pedagógica que visa introduzir os conceitos de Geometria, em especial, o Teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos participantes são de uma escola do município de São Leopoldo. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas regulares de Matemática em seu próprio período. O Teorema de Pitágoras foi escolhido não só por ser parte integrante do conteúdo do 9º ano do ensino fundamental, como também por sua importância histórica para o desenvolvimento da Matemática e por ser útil e necessário para os conteúdos futuros, tais como em Geometria Analítica, Geometria Plana e Trigonometria, utilizadas principalmente no Ensino Médio. A introdução do conteúdo será feita com a exibição e debate de dois vídeos sobre a biografia de Pitágoras. Para as demonstrações e resolução de problemas, utilizaremos os recursos do software de geometria dinâmica Geogebra. Com o avanço tecnológico faz-se necessário que a escola se adapte às tecnologias e as leve para sala de aula com intuito de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.title | Teorema de Pitágoras : aplicações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984571 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License