Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorGuariente, Márcia Indrusiak Vinhaespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134097pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo apresenta o Trabalho de Conclusão do Curso à Especialização: Matemática, Mídias Digitais e didática. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar as potencialidades de uma prática pedagógica que visa introduzir os conceitos de Geometria, em especial, o Teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos participantes são de uma escola do município de São Leopoldo. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas regulares de Matemática em seu próprio período. O Teorema de Pitágoras foi escolhido não só por ser parte integrante do conteúdo do 9º ano do ensino fundamental, como também por sua importância histórica para o desenvolvimento da Matemática e por ser útil e necessário para os conteúdos futuros, tais como em Geometria Analítica, Geometria Plana e Trigonometria, utilizadas principalmente no Ensino Médio. A introdução do conteúdo será feita com a exibição e debate de dois vídeos sobre a biografia de Pitágoras. Para as demonstrações e resolução de problemas, utilizaremos os recursos do software de geometria dinâmica Geogebra. Com o avanço tecnológico faz-se necessário que a escola se adapte às tecnologias e as leve para sala de aula com intuito de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.titleTeorema de Pitágoras : aplicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984571pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples