Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Luiz Fernando da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134082 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale dos Sinos, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos grafos | pt_BR |
dc.title | Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984432 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License