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dc.contributor.advisorBoucinha, Rafael Marimonpt_BR
dc.contributor.authorDuciak, Carla Giovana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:58Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134029pt_BR
dc.description.abstractAtualmente muitas escolas possuem conta no Facebook, até mesmo as de educação infantil, no entanto, pouco se sabe sobre a utilização que é feita do site nesta etapa do ensino. Assim, este trabalho se propôs a investigar a utilização do Facebook em uma instituição pública de educação infantil do município de Sapucaia do Sul/RS. Teve por objetivos investigar como feita a gestão da página, identificar e categorizar os conteúdos publicados, bem como os autores destas publicações. Ainda, objetivou-se verificar as interações através das principais ferramentas (curtir, compartilhar e comentar) e analisar os propósitos educacionais relacionados ao uso do Facebook. O referencial teórico aborda as origens das instituições de educação infantil no Brasil, a interação família e escola e a possibilidade de utilizar as redes sociais virtuais para uma maior interação entre as duas instituições que partilham da responsabilidade de educar. Também é apresentado um breve histórico do Facebook e o seu uso na educação. Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso que para atingir os objetivos propostos utilizou-se de métodos mistos. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação sistemática da linha da linha do tempo do perfil do Facebook da escola e entrevista estruturada com a responsável pela manutenção do site. Os resultados desta pesquisa apontam que a instituição pode aprimorar sua participação no Facebook. O site é utilizado principalmente para divulgar acontecimentos passados, sendo os conteúdos referentes aos projetos escolares desenvolvidos com as crianças os mais publicados. Também foram identificados outros conteúdos, com menor representatividade, que mostram que o perfil também é utilizado para comunicar acontecimentos futuros ou com enfoque educativo. Além da própria instituição, os familiares e educadores foram os que mais publicaram durante o período investigado. As interações que mais ocorreram nas publicações foram curtir, comentar e compartilhar respectivamente. Quanto aos propósitos educacionais da utilização do Facebook fica claro que é muito pouco explorado, pois os conteúdos que poderiam contribuir para troca de experiências entre familiares e educadores ou aprimoramento profissional da equipe estão entre os menos postados e com menor interação.pt_BR
dc.description.abstractCurrently many schools have Facebook account, even the children's education, however, little is known about the use made of this site teaching step. This work aimed to investigate the use of Facebook in a public early childhood institution in the city of Sapucaia do Sul / RS. We aimed to investigate how made the page management, identify and categorize the content published as well as the authors of these publications. Still, if the objective was to verify the interactions through the main tools (enjoy, share and comment) and analyze educational purposes related to the use of Facebook. The theoretical framework discusses the origins of early childhood institutions in Brazil, the relationship family and school and the possibility to use virtual social networks for greater interaction between the two institutions share the responsibility to educate. It also presents a brief history of Facebook and its use in education. This is a descriptive study of a case study that to achieve the proposed objectives we used mixed methods. The instruments used for data collection were systematic observation of the line online school Facebook profile time and structured interview with the responsible for maintaining the site. The results of this research show that the institution can improve its participation in Facebook. The site is primarily used to disclose past events, and the contents related to school projects developed with children the most published. Other contents with smaller representation, showing the profile is also used to communicate future events or educational approach were also identified. In addition to the institution family members and educators were the most published during the period investigated. The interactions that occurred in more publications were enjoy, watch and share respectively. As for the educational purposes of using Facebook it is clear that is little explored because the contents that could contribute to exchange of experiences between families and educators or professional team improvement are among the least posted and less interaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRegarding family and schoolen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titleO uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000976493pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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