Contribuição das mídias no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Melhorias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil dependem de diversos fatores, em especial, de propostas que possam contribuir primordialmente para o ensino. As Mídias podem contribuir como recurso valioso para esse processo. Esta pesquisa tem como objetivo verificar através de estudo teórico e pesquisa qualitativa como as Mídias contribuem com o processo de ensino e aprendizagem e Identificar as mais utilizadas pelos professores. Este estudo destaca que no Brasil, a partir d ...
Melhorias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil dependem de diversos fatores, em especial, de propostas que possam contribuir primordialmente para o ensino. As Mídias podem contribuir como recurso valioso para esse processo. Esta pesquisa tem como objetivo verificar através de estudo teórico e pesquisa qualitativa como as Mídias contribuem com o processo de ensino e aprendizagem e Identificar as mais utilizadas pelos professores. Este estudo destaca que no Brasil, a partir do século XIX passou-se a inserir creches e pré-escolas e que este acontecimento foi marcado por diferenças sociais, somente após declarações de leis que a Educação Infantil tornou-se um direito reconhecido das crianças. A pesquisa apresentou a proposta do RCNEI (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) que prevê metas de qualidade para orientar e subsidiar o trabalho pedagógico. Também foi realizado um estudo teórico demonstrando que a utilização das Mídias no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil está em processo de adaptação e que é papel das escolas e professores orientar tais usos como mediadores nesse processo. Por meio da pesquisa foi possível observar que a Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul e seus profissionais (professoras, equipes pedagógicas e atendente educacional) fazem uso de Mídias como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil. ...
Abstract
Improvements in the teaching and learning process in Early Childhood Education depend on several factors, particularly on proposals which can contribute as a prime factor for teaching. The Media can contribute as a valuable resource for this process. This research aims to verify through theoretical study and qualitative research how the Media contribute to the teaching and learning process and identify the ones that are most used by teachers. This study highlights that in Brazil, from nineteent ...
Improvements in the teaching and learning process in Early Childhood Education depend on several factors, particularly on proposals which can contribute as a prime factor for teaching. The Media can contribute as a valuable resource for this process. This research aims to verify through theoretical study and qualitative research how the Media contribute to the teaching and learning process and identify the ones that are most used by teachers. This study highlights that in Brazil, from nineteenth century, day care centers and preschools were introduced and this event was marked by social differences and Early Childhood Education became a recognized children’s right only after law declarations. The research presented the proposal of the National Curriculum of Early Childhood Education (RCNEI) which foresees quality goals to guide and support pedagogical work. It was also performed a theoretical work which demonstrates that the use of Media in the teaching and learning process in Early Childhood Education is in an adaptation process and that it is school and teachers’ role to guide such uses as mediators in this process. Through research, it was possible to observe that the Municipal Secretary of Education from Sapucaia do Sul and its professionals (teachers, pedagogical staff and educational attendant) make use of Media as a facilitator resource in the teaching and learning process of Early Childhood Education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1948)
Este item está licenciado na Creative Commons License