Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Graciela Fagundespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cátia Isabel Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133988pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal conhecer de que forma o uso do tablet pode auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso. Entendendo que este estudo, prioriza o movimento de investigar esta agenesia e seus efeitos sobre a criança em fase de desenvolvimento, permite conhecer os desafios que se coloca sobre ela, sobretudo no que diz respeito a sua aprendizagem na escola regular e o quanto ações pedagógicas que envolvam a Tecnologia da Informação e Comunicação são capazes de contribuir. Para o desenvolvimento deste trabalho, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca da agenesia, o que é, e seus efeitos sobre o indivíduo. É importante mencionar que há poucos estudos na área da Educação associando este quadro, à aprendizagem destas crianças em escolas regulares, bem como ao uso do tablet como material pedagógico no auxílio à aprendizagem. A maioria dos artigos encontrados, estão na área da Medicina. Foi realizado um estudo de caso com intervenções pedagógicas utilizando aplicativos através de um tablet. Os resultados da pesquisa indicam que o uso do tablet em intervenções pedagógicas com a criança de agenesia do corpo caloso auxilia muito no desenvolvimento de sua atenção, memória e na sua aprendizagem. Os resultados obtidos, nesse caso, foram muito reveladores, podendo orientar para novos estudos nesse campo.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo conocer cómo utilizar la tableta puede ayudar en el proceso de aprendizaje de los niños con agenesia del cuerpo calloso. Entendiendo que este estudio prioriza moción para investigar este agenesia y sus efectos sobre el desarrollo del niño, permite conocer los retos que surgen en virtud del mismo, particularmente con respecto a su aprendizaje escolar regular y cómo las acciones pedagógicas involucrando Tecnología de Información y Comunicación son capaces de aportar. Para desarrollar este trabajo se inició con una literatura describe acerca de agenesia, lo que es y sus efectos sobre el individuo. Es importante mencionar que existen pocos estudios en la educación relativa a estos casos de agenesia, el aprendizaje de estos niños en las escuelas regulares, así como el uso de materiales educativos de tabletas como una ayuda para el aprendizaje, y la mayoría de los artículos están en área de la medicina. Un estudio de caso con las intervenciones educativas que utilizan las aplicaciones a través de una tableta se llevó a cabo. Los resultados de la encuesta indican que el uso de la tableta en las intervenciones pedagógicas con agenesia del cuerpo calloso niño ayuda mucho a desarrollar su atención, la memoria y el aprendizaje. Los resultados en este caso eran bastante reveladora y pueden servir de guía para futuros estudios en este campo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgenesia del cuerpo callosoes
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAprenderes
dc.subjectTecnología de la informaciónes
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectTabletaes
dc.titleAuxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo calosopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978012pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples