O uso da tecnologia na prática docente
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho aborda como temática central o Uso da Tecnologia na Prática Docente A realização do mesmo foi baseada em dados teóricos obtidos através de leituras e também de dados obtidos através de trabalhos realizados com uma turma de alunos do 5º Ano de uma escola pública situada em Porto Alegre. A turma é composta por 25 alunos entre 09 e 14 anos. Foram enfatizados alguns pontos para realização da pesquisa. São eles: O uso da tecnologia em sala de aula. A interdisciplinaridade e a tecno ...
Este trabalho aborda como temática central o Uso da Tecnologia na Prática Docente A realização do mesmo foi baseada em dados teóricos obtidos através de leituras e também de dados obtidos através de trabalhos realizados com uma turma de alunos do 5º Ano de uma escola pública situada em Porto Alegre. A turma é composta por 25 alunos entre 09 e 14 anos. Foram enfatizados alguns pontos para realização da pesquisa. São eles: O uso da tecnologia em sala de aula. A interdisciplinaridade e a tecnologia. A tecnologia e os educandos. Trabalhando pedagogicamente a informática. O presente trabalho desenvolveu-se no decorrer do primeiro semestre de 2015 e posso dizer que, foi extremamente proveitoso e esclarecedor e que atingiu plenamente os objetivos propostos. Através dele foi possível desenvolver com os alunos trabalhos relacionados a interdisciplinaridade, a pesquisa e coleta de dados e também fomentou-se a autoria e a coletividade. Inicia-se uma caminhada rumo a aquisição de autonomia onde os educandos se veem como autores e não “copiadores”. Passaram a usar os recursos tecnológicos – principalmente a informática – de maneira consciente, favorecendo o processo ensino-aprendizagem. Tornam-se detentores de conhecimento no real sentido da palavra, familiarizando-se com os recursos de mídia e usando-os em favor de uma aprendizagem concreta, inovadora e libertadora. A escola fica com uma responsabilidade muito grande na educação das crianças e jovens. E entre as suas paredes que a interação da criança com o meio que a cerca ocorre efetivamente. A escola é a ponte de ligação da criança com o mundo. Como educadores necessitamos rever conceitos, mudar opiniões e repensar o ato de ensinar para que assim consigamos nos adaptar a esta nova realidade. Necessita estar atualizada para que possa inovar-se e tornar-se atraente aos olhos dos nossos educandos. Hoje o que se almeja é uma escola libertadora e fomentadora. Uma escola que instigue o aluno a buscar mais, a sentir-se parte ativa do processo de ensinar e aprender. O professor não detém o conhecimento. Este conhecimento é partilhado com os alunos. Ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. ...
Abstract
This paper discusses how the central theme Technology Use in Teaching Pratice. The realization of it was based on theoretical data obtained through readings and also data obtained through work with a group of students of the 5th year in a public school located in Porto Alegre. The class consists of 25 students between 9:14 years. It was emphasized some points for the research. Are they: • The use of technology in the classroom. • Interdisciplinary and technology. • The technology and students. ...
This paper discusses how the central theme Technology Use in Teaching Pratice. The realization of it was based on theoretical data obtained through readings and also data obtained through work with a group of students of the 5th year in a public school located in Porto Alegre. The class consists of 25 students between 9:14 years. It was emphasized some points for the research. Are they: • The use of technology in the classroom. • Interdisciplinary and technology. • The technology and students. • Pedagogically Working the computer. This work was developed during the first half of 2015 and I can say that it was extremely useful and enlightening and that it has met those goals. Through it was possible to develop the work with students related interdisciplinary, research and data collection as well as the authorship is fostered and the community. A walk begins towards the acquisition of autonomy which the students themselves as authors and not "copiers". They began to use technological resources - mainly computer - consciously favoring the teaching-learning process. Become knowledge holders in the real sense of the word becoming familiar with the media features and using them in favor of a concrete, innovative and liberating learning. The school gets a great responsibility in the education of children and youth. And within its walls the child's interaction with the environment that surrounds it actually occurs. The school is the child of a bridge with the world. As educators we need to review concepts, opinions change and rethink the act of teaching so that we can adapt to this new reality. Our students are living in a society where increasingly makes use of electronic media and technological resources and the school can not stay out of this reality. There needs to be updated so that it can innovate and become attractive in the eyes of our students. Today what we crave is a liberating and fuels school. A school that instigates the student to seek more, to feel an active part of the process of teaching and learning. The teacher does not have the knowledge. This knowledge is shared with the students. We teach and learn at the same time. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License