O uso das mídias no ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como proposta analisar o uso do Vídeo (documentário) como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico, despertando o interesse e o senso crítico utilizando as Mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica aplicada em sala de aula. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa para obter o levantamento desses dados, onde ...
O presente trabalho tem como proposta analisar o uso do Vídeo (documentário) como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico, despertando o interesse e o senso crítico utilizando as Mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica aplicada em sala de aula. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião dos alunos e professores sobre o uso do vídeo nas aulas de História. Com esse levantamento de dados percebeu-se que os professores utilizam o vídeo como recurso pedagógico, como mediadores do processo de ensino aprendizagem, e os alunos, concluíram que o uso do documentário nas aulas de História, é um recurso muito positivo, pois auxilia para um melhor entendimento do que foi estudado na aula sobre um contexto histórico, facilitando a escrita e oralidade nas aulas de História. ...
Abstract
This paper aims to analyze the use of video (documentary) as an educational resource in history classes. Its main objective is to achieve a better understanding of the student about the historical context, arousing interest and critical thinking using the Media and Information and Communication Technologies. Use of this feature is part of the pedagogical practice applied in the classroom. In this regard, a survey was conducted to obtain the lifting of such data, which was taken into considerati ...
This paper aims to analyze the use of video (documentary) as an educational resource in history classes. Its main objective is to achieve a better understanding of the student about the historical context, arousing interest and critical thinking using the Media and Information and Communication Technologies. Use of this feature is part of the pedagogical practice applied in the classroom. In this regard, a survey was conducted to obtain the lifting of such data, which was taken into consideration the views of students and teachers on the use of video in history classes. With this data collection was realized that teachers use the video as an educational resource, as mediators of the teaching-learning process, and students, concluded that the use of the documentary in history classes, is a very positive feature because it helps to a better understanding of what was studied in class on a historical context, facilitating written and oral communication in history classes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License