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dc.contributor.advisorRodrigues, Graciela Fagundespt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Tatiana Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133852pt_BR
dc.description.abstractA comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo.pt_BR
dc.description.abstractHuman communication is extreme important for social interaction process happen. It is through it that persons can establish exchanges that result in learning, they can express needs and wills, and thus actively participate in society. And in their environment, do a reciprocal exchanges that promote an acquisition of knowledge historically built. This research was mainly focused in investigate how the Alternative Communication System for Literacy of Persons with Autism - SCALA, promotes communication development in children 4 and 5 years old, with Autism Spectrum Disorder(ASD), and registered at kindergarten; with emphasis on gestures that provide intentionality. The survey was based on the case study method with two subjects with ASD and doesn't speak. The theoretical reference included the contributions of sociohistorical theory with Vygotsky concepts for communication and language, and with Passerino Bez theoretical constructs about the SCALA system. The work results indicate that the software promoted and expanded their gestures, contributed to the eyes expression, smile and ability to point, etc., used as a means of mediation and support to the pedagogical work. Considering the subjects as intentional agents, actively participating in interactions, based by the use of concrete materials that led to connection between the representational and the symbolic, the SCALA conducted a work at different times, in which the subjects participated interacting with learning object consequently learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectComunicação não verbalpt_BR
dc.subjectGestural communicationen
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982498pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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