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dc.contributor.advisorGeller, Marlisept_BR
dc.contributor.authorSilva, Thiago Delaíde dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T02:07:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133717pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso do Facebook no ensino de filosofia como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da argumentação filosófica, suas possibilidades e limitações. Para tal, foi definida uma abordagem qualitativa que procurou descrever e analisar dados coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas enviados à professores de filosofia da rede metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram analisados a partir de um viés reflexivo, não tendo a pretensão de ser conclusivo mas de oferecer elementos para uma discussão sobre as possibilidades educacionais das redes sociais no ensino de Filosofia. Partiu-se do pressuposto de que o ciberespaço pode ser compreendido como uma ágora virtual, possibilitando um espaço discussão e de argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. A partir dos resultados coletados, constatou-se que em geral os professores concordam que o Facebook pode auxiliar no Ensino de Filosofia através da criação de grupos e páginas que permitam o desenvolvimento da argumentação filosófica por meio da interatividade da rede. Foi possível concluir que o Facebook tem potencial para desenvolver argumentação apesar de limitações, apontadas pelos professores participantes da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a study on the use of Facebook in teaching philosophy as a pedagogical tool in the development of philosophical argument, its possibilities and limitations. For such a qualitative approach it was defined that sought to describe and analyze data collected through a questionnaire with open and closed questions sent to philosophy professors of the metropolitan network of Porto Alegre. Data were analyzed from a reflexive bias, having no claim to be conclusive but to offer elements for a discussion of the educational possibilities of social networks in teaching philosophy. It started with the assumption that cyberspace can be understood as a virtual agora, allowing a discussion space and philosophical argument by the network interactivity. The collected results, it was found that in general teachers agree that Facebook can assist in Philosophy of Education by creating groups and pages that allow the development of philosophical argument by the network interactivity. It was concluded that Facebook has the potential to develop an argument despite its limitations noted by teachers participating in the survey.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationen
dc.subjectArgumenten
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectCyberspaceen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectAgoraen
dc.subjectFacebooken
dc.titlePossibilidades e limitações do Facebook no desenvolvimento da argumentação filosófica no ensino de Filosofiapt_BR
dc.title.alternativePossibilities and limitations of Facebook in the development of philosophical argument in teaching philosophy en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982506pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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