Representações de alunos da educação infantil sobre o professor
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho tematiza narrativas produzidas por crianças da Educação Infantil acerca de representações que elas têm sobre o professor, qual o seu lugar e papel. O objetivo foi compreender quais representações que alunos de uma turma do Jardim B. atribuem ao professor. Para compor a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Freud (1914), Winnicott (1971), Dornelles (1998), Snyders (1993), Kupfer (1992), Bruner (1991), Polli (2001), dentre outros. É ...
O presente trabalho tematiza narrativas produzidas por crianças da Educação Infantil acerca de representações que elas têm sobre o professor, qual o seu lugar e papel. O objetivo foi compreender quais representações que alunos de uma turma do Jardim B. atribuem ao professor. Para compor a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Freud (1914), Winnicott (1971), Dornelles (1998), Snyders (1993), Kupfer (1992), Bruner (1991), Polli (2001), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo, como instrumentos de coleta de dados utilizou-se observação, desenho temático e entrevistas semi-estruturadas. Por meio dos cruzamentos dessas fontes definiram-se três categorias de análise, a saber: como o professor ensina; posição do professor; e, a relação professor-aluno. Os resultados apontam que as representações que os alunos apresentam sobre o professor estão ligadas a maneira lúdica ao qual os mesmos ensinam e participam com seus alunos, na relação de transferência que o aluno estabelece com o professor. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36819)Tesinas Pedagogía (1374)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License