O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
dc.contributor.advisor | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Saldanha, Ana Paula Brum Sena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:05:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133610 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo problematizar a visão antropocêntrica presente nos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para a valorização do ensino de Ciências Naturais nesta etapa escolar. O principal conceito do estudo- Antropocentrismo- está ancorado nos seguintes autores: Mauro Grün, Eunice Kindel, Heloisa Junqueira e Daisy Lara de Oliveira. Trata-se de uma pesquisa em educação com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em que analiso as falas e respostas dos alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Inicio a proposta dando voz aos alunos a fim de conhecer o que sabiam a respeito das temáticas água, animais de estimação e do papel das abelhas. Após ouvi-los, realizei intervenções em forma de argumentação, painéis de leitura de imagens e debates, a fim de ajudar os alunos a enxergarem as situações e temáticas de outro ponto de vista que não somente o antropocêntrico para o qual a natureza é compreendida como a serviço do humano, como se ele não fizesse parte dela. As respostas dos alunos foram diversas e pode-se notar algumas mudanças em suas formas de pensar após vivenciarem as intervenções. Neste sentido, considero importante salientar que não tive a pretensão de modificar a visão dos alunos ou torná-los menos antropocêntricos, mas sim mostrar-lhes novas possibilidades de pensar a respeito das vidas que dividem espaço conosco, humanos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985095 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)