Estudo de representações sociais sobre física quântica
dc.contributor.author | Hilger, Thaís Rafaela | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Fernando Lang da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-29T02:48:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-873X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/132513 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents preliminary findings of a research on possible social representations shared by different social groups such as, for example, high school students. The objective is to identify some features of these representations applying multidimensional scaling to data gathered through written and numerical word association tests (TAEC and TANC). The identification of such representations might help in the process of meaningful learning of quantum physics as well as in assessing the influence of how scientific concepts are disseminated by the media on how individuals grasp the meaning of these concepts. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 2, no. 2 (maio/ago. 2009), p. 1-16 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Quantum physics | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Social representations | en |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Física quântica | pt_BR |
dc.title | Estudo de representações sociais sobre física quântica | pt_BR |
dc.title.alternative | A study on social representations of quantum physics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000750259 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39074)Ciências Exatas e da Terra (5943)