Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHilger, Thaís Rafaelapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-29T02:48:00Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1982-873Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132513pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents preliminary findings of a research on possible social representations shared by different social groups such as, for example, high school students. The objective is to identify some features of these representations applying multidimensional scaling to data gathered through written and numerical word association tests (TAEC and TANC). The identification of such representations might help in the process of meaningful learning of quantum physics as well as in assessing the influence of how scientific concepts are disseminated by the media on how individuals grasp the meaning of these concepts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 2, no. 2 (maio/ago. 2009), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuantum physicsen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.titleEstudo de representações sociais sobre física quânticapt_BR
dc.title.alternativeA study on social representations of quantum physics en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000750259pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples