A análise do plano de educação municipal de Xangri-Lá/RS e sua aplicação segundo o que estabeleceu o plano nacional de educação no período de 2005 a 2014
dc.contributor.advisor | Costa, Camila Furlan da | pt_BR |
dc.contributor.author | Flores, Luciano Luís | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-27T02:49:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/132307 | pt_BR |
dc.description.abstract | O caminho para que uma política de educação se alicerça e que seja capaz de sustentar uma ação educativa coerente, eficaz e reconhecida por uma comunidade escolar, nasce a partir de seu planejamento, de seu plano de educação municipal. Concebem-se como integrantes da comunidade escolar: estudantes e suas famílias, professores, funcionários de escola e equipe diretiva e pedagógica, que compreendem que a escola não é apenas uma soma de parceiros, de recursos e de atividades ritualizadas, mas é uma instituição de formação social, em interação com o meio envolvente e que está permanentemente em mudança, buscando seu melhor. Este instrumento deve, enquanto referencial de pensamento e ação desta localidade, possuir determinados princípios, metas e objetivos educacionais, balizados e orientados na intervenção de todos os agentes envolvidos com a escola. O presente trabalho objetivou analisar o plano de educação municipal de Xangri-lá / RS e sua aplicação, segundo o que estabeleceu o plano nacional de educação, no período de 2005 a 2014. Após a análise da literatura buscou-se conhecer quais as metas e objetivos que foram alcançados, como também as que permanecerão sendo objetos de busca e de constante avaliação. Em conclusão constatou-se que houveram grandes avanços na Educação Infantil, como ampliação de vagas e melhorias nos espaços de atendimento. No Ensino Fundamental, o ensino de nove anos e formulação do projeto político pedagógico. Na formação continuada e valorização dos profissionais do magistério, implantou-se novo plano de carreira. Relativo a educação especial, quase nada se avançou e na educação de jovens e adultos, a modalidade deixou de ser ofertada em 2009. Muito ainda há de se conquistar, para que o município alcance as metas propostas com excelência e qualidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Plano de educação : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Planejamento : Administracao publica | pt_BR |
dc.title | A análise do plano de educação municipal de Xangri-Lá/RS e sua aplicação segundo o que estabeleceu o plano nacional de educação no período de 2005 a 2014 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000980647 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (3515)