Fatores que influenciam a motivação de servidores públicos municipais : estudo de caso na E.M.E.I Gabriela Boff
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Na administração pública, toda a estrutura administrativa deve estar motivada para atender as necessidades do cidadão. Nesse sentido, este estudo buscou analisar os fatores motivacionais dos servidores públicos na função de auxiliar de educação infantil na E.M.E.I Gabriela Boff, no município de Camargo (RS). Por meio de uma pesquisa descritiva e quantitativa, foi desenvolvido um estudo de caso, com 9 servidores municipais em uma escola de educação infantil. Como instrumento de coleta de dados, ...
Na administração pública, toda a estrutura administrativa deve estar motivada para atender as necessidades do cidadão. Nesse sentido, este estudo buscou analisar os fatores motivacionais dos servidores públicos na função de auxiliar de educação infantil na E.M.E.I Gabriela Boff, no município de Camargo (RS). Por meio de uma pesquisa descritiva e quantitativa, foi desenvolvido um estudo de caso, com 9 servidores municipais em uma escola de educação infantil. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado. Na primeira parte, através de perguntas fechadas e de seleção, buscou identificar o perfil dos entrevistados. Na segunda parte, o questionário formou-se por questões afirmativas, baseadas nos fatores higiênicos e motivacionais identificados pela teoria de Herzberg. Para a resposta de cada questão, foi utilizada uma escala Likert de 5 pontos, sendo: 1- Discordo totalmente; 2- Discordo; 3- Indiferente; 4- Concordo; e, 5- Concordo Totalmente. Os dados coletados a partir do questionário foram analisados quantitativamente através de tabulação e de planilhas do aplicativo Microsoft Excel. Como resultados, foi possível constatar no estudo que a motivação não depende apenas de fatores organizacionais. No geral, das 27 dimensões avaliadas, 17 apontam motivação, 8 apontam indiferença, e apenas 2 apontam desmotivação. Os fatores que menos interferem na motivação na ótica dos investigados são autonomia, segurança/permanência no trabalho, decisões organizacionais, remuneração, status/prestígio e instalações físicas. Já os fatores que mais motivam, segundo os investigados, são a realização pessoal e profissional, o reconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o relacionamento com os gestores/servidores e, o relacionamento com os colegas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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