Fatores motivacionais no serviço público : um estudo de caso em um campus descentralizado de uma universidade pública

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2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A sociedade atual demanda um melhor desempenho dos serviços públicos e este está diretamente relacionado ao desempenho de seus recursos humanos. Como recursos humanos motivados e satisfeitos com o que fazem tendem a desenvolver as atividades com melhor qualidade e comprometimento, e a ter maior produtividade, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que interferem na motivação para o trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Ma ...
A sociedade atual demanda um melhor desempenho dos serviços públicos e este está diretamente relacionado ao desempenho de seus recursos humanos. Como recursos humanos motivados e satisfeitos com o que fazem tendem a desenvolver as atividades com melhor qualidade e comprometimento, e a ter maior produtividade, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que interferem na motivação para o trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. Com subsídios de algumas das teorias motivacionais mais importantes e das peculiaridades do estudo da motivação no serviço público, a pesquisa teve natureza, predominantemente, quantitativa, com característica descritiva e de estudo de caso. Ao encontro da Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, os questionários aplicados aos servidores resultaram na identificação das políticas e regulamentos da UFSM como um fator de insatisfação/desmotivação. Em contrapartida, os fatores motivacionais reconhecimento, crescimento pessoal, responsabilidade, realização, progresso e o trabalho em si apresentaram níveis altamente positivos, denotando que esses ocasionam a satisfação e motivação no trabalho. Os pesquisados também apontaram os fatores remuneração, estabilidade, gostar do que faz e plano de carreira como os que mais interferem, positivamente, na motivação para trabalhar na UFSM/FW. Por fim, algumas ações de melhorias foram sugeridas para a organização, visando à manutenção de um ambiente de estímulo à motivação e satisfação no trabalho, gerando, consequentemente, impactos positivos na prestação do serviço. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Collections
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Applied and Social Sciences (3368)
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