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dc.contributor.advisorKerch, Aline Louisept_BR
dc.contributor.authorGoulart, Cleonice Knewitzpt_BR
dc.date.accessioned2016-01-06T02:41:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131521pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal demonstrar o atual cenário da rede municipal de ensino no que diz respeito às políticas públicas desenvolvidas pelo município de Sapiranga/RS para atender a demanda de vagas na Educação Infantil. Visa analisar como os dirigentes municipais do município estão organizando e administrando a criação e elaboração de políticas públicas para atender a oferta de vagas para Educação Infantil. A presente pesquisa de natureza qualitativa pautou-se no conceito de políticas públicas, das legislações pertinentes e dos sujeitos da educação, que visam a assegurar o direito de cidadania, constitucionalmente assegurado e a importância da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças. Trará a identificação dos projetos desenvolvidos no município através das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social para atender a demanda de crianças inscritas na Central Única de Vagas e o atendimento no contraturno escolar bem como o número de crianças atendidas e que estão na lista de espera. Compreende-se que as mudanças e os investimentos do Município deverão ser implementadas gradativamente com planejamento das ações de governo baseado na realidade social. Sapiranga/RS está em constante busca do atendimento das crianças nesta faixa etária. A diversidade social contemporânea implica também na diversidade dos serviços prestados para esta sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to demonstrate the current scenario of municipal schools with regard to public policies developed by the city of Sapiranga/RS to meet the demand for places in early childhood education. It aims to analyze the municipal council of leaders are organizing and managing the creation and development of public policies to meet the offer of vacancies for Early Childhood Education. This qualitative research was based on the concept of public policy, the laws in effect, the subject of education, aimed at ensuring the right of citizenship, constitutionally guaranteed and the importance of early childhood education on children's development. Will bring the identification of the projects developed in the municipality through the Municipal Departments of Education and Social Welfare to meet the demand of children enrolled in the Central Union of jobs and services against the school shift as well the number of children served and who are on the waiting list. It is understood that the changes and the Municipality of investments should be implemented gradually with planning of government actions based on social reality. Sapiranga/RS is in constant search of care of children in this age group. Contemporary social diversity also implies the diversity of services provided to this society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSapiranga-RSen
dc.titleAs políticas públicas desenvolvidas no município de Sapiranga/RS para atender a demanda de vagas na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000976021pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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