Educação alimentar e nutricional nos serviços socioassistenciais : uma análise crítica
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2015Autor
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Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem importante papel na promoção da saúde por meio da mudança do comportamento alimentar. Diante disso, vem sendo incorporada como estratégia nas políticas públicas brasileiras de diversos setores, entre eles a Assistência Social. Os serviços socioassistenciais visam à redução de riscos e vulnerabilidade, bem como a promoção de direitos, configurando-se em espaços com potencial para o processo educativo. O presente trabalho teve como objetivo analisar cr ...
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem importante papel na promoção da saúde por meio da mudança do comportamento alimentar. Diante disso, vem sendo incorporada como estratégia nas políticas públicas brasileiras de diversos setores, entre eles a Assistência Social. Os serviços socioassistenciais visam à redução de riscos e vulnerabilidade, bem como a promoção de direitos, configurando-se em espaços com potencial para o processo educativo. O presente trabalho teve como objetivo analisar criticamente os Cadernos sobre Educação Alimentar e Nutricional voltados aos serviços socioassistenciais publicados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de modo a verificar a responsabilidade da execução das ações propostas e a adequação do conteúdo teórico-metodológico apresentado. Após análise dos Cadernos (teórico e de atividades) verificou-se que em sua redação a publicação traz algumas falhas com relação à norma escrita e ao uso de referências. Sobre a responsabilidade pela execução das ações, a publicação não indica qual o profissional responsável. Do ponto de vista do conteúdo teórico, observou-se que os textos trazidos no Caderno Teórico podem ser insuficientes para embasar o desenvolvimento das ações de EAN propostas no Caderno de Atividades, e não mencionam qual a fundamentação teórico-metodológica a ser seguida. Assim, percebe-se que a publicação em questão deixa lacunas sobre por quem, quando e como as ações de EAN devem ser realizadas nos serviços socioassistenciais, não sendo efetiva na consecução de seus objetivos. Necessita de melhor adequação da formatação, embasamento teórico-metodológico, e esclarecimento sobre a responsabilidade pela execução das ações de EAN. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Colecciones
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Ciencias de la Salud (1226)
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