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dc.contributor.advisorPadilha, Dalva Maria Pereirapt_BR
dc.contributor.authorRados, Andreas Rucks Varvakipt_BR
dc.date.accessioned2015-11-26T02:40:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130329pt_BR
dc.description.abstractIntrodução/Objetivos: Uma das etapas da formação do cirurgião-dentista passa pelo entendimento dos processos relacionados ao envelhecimento. O objetivo do presente trabalho é definir os conhecimentos, atitudes e práticas (CAP) dos profissionais com relação à saúde do idoso, para a criação de um instrumento de avaliação. Metodologia: Para a definição dos domínios do instrumento CAP foram realizadas entrevistas com dez profissionais de saúde e educação com experiência na geriatria. As entrevistas foram conduzidas a partir de um roteiro estruturado. Também foi realizada uma revisão da literatura e legislação das políticas públicas vigentes. Realizou-se análise qualitativa dos dados obtidos a partir de princípios da Teoria Fundamentada em Dados. Resultados: Como resultado da análise qualitativa, definiu-se os domínios do instrumento como sendo: conhecimento clínico, conhecimento contextual e conhecimento das políticas de saúde. As atitudes foram divididas entre “Saber ser” e “Medos e inseguranças” e as práticas a serem avaliadas seriam: práticas clínicas, de inclusão/acesso e de planejamento. Conclusão: Através da metodologia proposta, identificaram-se os domínios referentes aos conhecimentos, atitudes e práticas que devem ser utilizados para o desenvolvimento do instrumento de avaliação.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction / Objectives: The formation of the dentist requires an understanding of the processes related to aging. The objective of this study is to define the knowledge, attitudes and practices (KAP) of professional regarding the health of the elderly, for the creation of an instrument of evaluation. Methodology: For the definition of CAP instrument domains interviews were conducted with ten health and education professionals with expertise in geriatrics. The interviews were conducted from a structured script. Also a literature review of existing legislation and public policies was held. We conducted qualitative analysis of data obtained from principles of Grounded Theory. Results: As a result of qualitative analysis, we defined areas of the instrument as: clinical knowledge, contextual knowledge and understanding of health policies. The attitudes were divided between "Knowing how to be" and "Fears and insecurities" and the practices to be evaluated are: clinical practice, inclusion / access and planning. Conclusion: Through the proposed methodology, it identified the areas relating to knowledge, attitudes and practices that should be used for the development of the evaluation instrument.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational evaluationen
dc.subjectOdontologia geriátricapt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectAttitudesen
dc.subjectPracticeen
dc.subjectGerontologyen
dc.titleDesenvolvimento de instrumento de avaliação de conhecimentos, atitutes e práticas relacionadas à odontogeriatriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000977545pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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