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dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorWinkler, Kalila Luize Balenpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-25T02:40:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130234pt_BR
dc.description.abstractDesde a formulação das primeiras teorias de crescimento econômico, economistas buscaram explicar quais fatores são determinantes para o aumento da produção de um país. Um dos primeiros modelos foi o de Solow, que após as contribuições de Mankiw, Romer e Lucas, buscou explicar o crescimento econômico também pela variável de capital humano. Com o desenvolvimento da Teoria do Capital Humano, diversos autores, dentre eles Mincer, Becker e Schultz, buscaram destrinchar como os conjuntos de características que compõem o capital humano afetam a economia. Dentre tais características destaca-se a educação, que teve seu reconhecimento como impactante no crescimento econômico desde os pensamentos de Adam Smith. Muito debate-se em como a educação é capaz de afetar o crescimento econômico, mas recentemente, vem sendo criado o consenso que mais do que anos de estudo, o principal determinante para o desenvolvimento econômico de um país é a qualidade de sua educação. Entretanto, com qual magnitude a educação é capaz de afetar o crescimento econômico ainda é carente de mais estudos empíricos. O presente trabalho busca, com base no estudo de Hanushek e Woesmann (2010), fazer uma modelagem econométrica inicial para então realizar projeções de como seria afetado o crescimento econômico dos maiores países da América do Sul no caso de uma reforma educacional.pt_BR
dc.description.abstractThe main form of expanding human capital according to the literature in the area is through higher level of education of individuals. Education is related to qualification and training of labor, therefore there needs to be an educational plan that complies with those applied economic policies. This paper aims to verify if the educational policies implemented over the period of the Brazilian military dictatorship were integrated into the conducted economic planning. From the analysis the elaborate economic plans, plans for the education sector, the reforms implemented and data for the expenditure of the Ministry of Education it turns out that was spent larger amount of resources to education and that the policies implemented were integrated to what was proposed by economic planning. This study also finds that remained the character of the elites favoring of education, especially in higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento econômicopt_BR
dc.subjectHuman capitalen
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectEconomic planningen
dc.subjectEducational planningen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectBrazilian military dictatorshipen
dc.titlePlanejamento econômico e políticas educacionais : uma análise durante o regime militar brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975157pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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