Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRomero, Alejandropt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorJarenkow, Carlospt_BR
dc.contributor.authorBuchholz, João Paulopt_BR
dc.date.accessioned2015-11-12T02:39:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1984-5634pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129577pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo pretende trabalhar o uso de fontes primárias em sala de aula no ensino de história. Fazendo parte do subprojeto história do Pibid UFRGS 2014-2018, são pesquisadas e refletidas as possibilidades e potencialidades do uso pedagógico de documentos históricos oriundos da própria instituição escolar e em que medida estes podem contribuir para uma maior problematização dos conteúdos que estão sendo trabalhados na sala de aula, permitindo uma compreensão qualitativamente melhor da complexidade da produção de conhecimento histórico. A título de exemplo, neste artigo são abordados especialmente os temas referentes à ditadura militar e ao imperialismo cultural nas décadas de 60 e 70.pt_BR
dc.description.abstractThis article intends to work using primary sources in the classroom for teaching history. Part of the subproject História of the PIBID UFRGS 2014-2018, are researched and reflected the possibilities and potential of pedagogical use of historical documents coming from school institution itself and to what extent they can contribute to greater questioning of the contents that are being worked on in the classroom, allowing a qualitatively better understanding of the complexity of the production of historical knowledge. For example, in this article are particularly address issues related to the military dictatorship and cultural imperialism in the 60s and 70s.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAedos : revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 7, n. 16 (jul. 2015), f. 79-93pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArquivo escolarpt_BR
dc.subjectSchool archivesen
dc.subjectHistorical documentsen
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectDictatorshipen
dc.subjectCultural dominationen
dc.subjectDominação culturalpt_BR
dc.subjectTeaching of historyen
dc.titleDocumentos escolares : organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS)pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000976405pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples