Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSaurin, Tarcísio Abreupt_BR
dc.contributor.authorGuimaraes, Lia Buarque de Macedopt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:28:01Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1516-3660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129164pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho relata os resultados de uma intervenção ergonômica em uma fábrica de ônibus no Rio Grande do Sul. No setor de fabricação de poltronas, a intervenção envolveu as etapas de apreciação e diagnóstico ergonômico, tendo sido priorizados três postos de trabalho: colocação de capas nas poltronas, montagem da estrutura metálica da poltrona e montagem do assento. Avaliações de esforço físico por meio de registro de freqüência cardíaca e avaliações posturais por meio do método OWAS foram conduzidas nesses três postos, confirmando a existência de constrangimentos ergonômicos relevantes. As propostas de melhoria no setor de poltronas incluem a realização da costura das capas por meio de máquinas de costura e a adoção de conceitos de manufatura celular, na qual os trabalhadores realizariam todas as etapas do ciclo de montagem da poltrona. Na atividade de montagem de painéis, a qual era realizada totalmente interna ao ônibus, as etapas de apreciação e diagnóstico indicaram a existência de sérios constrangimentos posturais. Uma estação de submontagem externa ao ônibus foi testada, implicando em melhores posturas do montador e aumento de produtividade, quando comparada à situação existente de montagem integral do painel dentro do ônibus. As melhorias propostas foram parcialmente embasadas por uma visita à fábrica alemã de um dos principais concorrentes da fábrica brasileira na qual ocorreu o estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of an ergonomic intervention in a bus manufacturing company in the State of Rio Grande do Sul. In the seat manufacturing department the intervention has involved a preliminary survey of ergonomic constraints followed by a more detailed diagnosis. Based on this diagnosis, three work stations were prioritized in this department: placement of the cover on the seats, assembly of the seats´ metal frame and seat assembly. Physical workload assessments through heart rate measurements and postural assessments through the OWAS method were conducted in those work stations. The results pointed out relevant ergonomic constraints in all of them. In the panel of control assembly work station, which was located inside the bus, the ergonomic diagnosis indicated awkward postures as the main problem. A new work station outside the bus was tested and it was found advantageous in comparison with the internal assembly. In addition to productivity improvement, the awkward postures were substantially reduced. The proposed improvements were partly based on a visit to a bus factory in Germany, which is one of the main competitors of the Brazilian factory in which this study took place.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProduto e producao. Porto Alegre, RS. vol. 9, n. 1 (fev. 2008), p. 93-110pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPosture assessmenten
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectPhysical workloaden
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectBusen
dc.subjectPoltronas de ônibus : Fabricaçãopt_BR
dc.titleIntervenção ergonômica em uma fábrica de ônibus : montagem de poltronas e painéis de controlept_BR
dc.title.alternativeErgonomic intervention in a bus manufacturing company: seat and panel of control assembly en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000723771pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples