Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFranzói, Naira Lisboapt_BR
dc.contributor.authorHypolito, Alvaro Moreirapt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Mauro Augusto Burkertpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:27:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129155pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadorespt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the experience of implementation of PROEJA – National Program that integrates vocational education and basic education for Adult and Young people – in the state of Rio Grande do Sul/Brazil. It analyzes some aspects related to tensions and relationship between school and workers’ knowledge. It also debates the following schooling elements: curriculum, enrollment, dropouts, and social inclusion. The paper begins presenting the program PROEJA and the research proposal that has been undertaken in Rio Grande do Sul. The methodology has been designed as follows: a) a map of general information of students’ profile, the PROEJA courses and the schools; b) case studies undertaken in some schools to follow up the program within local contexts. The article also discusses the relationship between school and work as a theoretical perspective to analyze data collected regarding the attempts to put into practice a proposal of a curriculum committed to integrate technical and general knowledge and some research data related to dropout, access and successful student performance. The authors conclude that Program faces several difficulties in its development, but they affirm that it is still a great possibility to improve educative experiences with workers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 167-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleEscola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeSchool, Knowledge and Work: the research on PROEJA at Rio Grande do Sul en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000737726pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples