Percorrer Artes Cênicas por Tipo "Tese"
Resultados 21-40 de 42
-
A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
(2022) [Tese]Esta tese tem como objeto de estudo a fala cênica (stsenítcheskaia riétch) na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski (1863-1938). O objetivo principal da investigação é conhecer a prática – técnicas, exercícios ... -
Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
(2023) [Tese]Esta pesquisa tem por objetivo compreender, identificar e analisar aspectos da representatividade de bailarinas negras brasileiras atuantes em companhias profissionais de dança no Brasil e no exterior. Para delinear ... -
Memórias fragmentadas de um professor de arte : inter-invenções performativas com jovens na escola pública
(2022) [Tese]Esse trabalho trata de memórias de práticas escolares na disciplina de Arte na Escola Estadual Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Compõe-se de uma coleção de relatos ... -
O mercado teatral de Porto Alegre (2010-2019) : a subsistência de grupos de teatro através da análise das fontes de receitas de seus espetáculos
(2023) [Tese]Esta pesquisa se propõe a investigar o modo de subsistência de espetáculos de grupos de Porto Alegre na década de 2010 a 2019, período em que a cena social e política foi marcada por circunstâncias nem sempre favoráveis ... -
Movimento em ato : processos criativos e formativos do ator e da atriz a partir do sistema de Konstantin Stanislávski
(2019) [Tese]Este trabalho tem como eixo as implicações da prática do movimento com o sistema de Konstantin Stanislávski. Seu desenvolvimento ocorreu pela revisão de aspectos do sistema, com especial atenção à experiência do vivo que ... -
A musicalidade na dramaturgia de ator : das vanguardas do século XX ao caso do Teatro O Bando
(2016) [Tese]O presente trabalho propõe-se investigar os diálogos existentes entre a musicalidade e o teatro no âmbito da dramaturgia de atores, tendo como estudo de caso o grupo de teatro português O Bando. Apoia-se nas vanguardas do ... -
Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
(2022) [Tese]O tema central da tese é a metodologia de ensino de teatro de Maria Helena Lopes, importante e reconhecida diretora teatral gaúcha do grupo Tear, cuja carreira docente se desenvolve no Departamento de Arte Dramática (DAD) ... -
Narrar é pertencer : histórias de mulheres de teatro de Porto Alegre
(2023) [Tese]Os estudos feministas evidenciam a urgência de articular narrativas que contraponham versões hegemônicas universalizantes. Assim, ao pensar práticas sexistas que também ocorrem no campo do teatro, este trabalho tem por ... -
Nós, professoras de dança : ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul
(2018) [Tese]O objetivo central do trabalho é mapear a docência em Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul (RS), na busca de evidenciar possibilidades, limites e estratégias para o ensino de Dança na educação escolar. ... -
O passar em branco e as flores urbanas : encontros com o corpo, a poética visível e invisível na dança contemporânea da bailarina Daggi Dornelles
(2020) [Tese]Investigação da poética visível e invisível do fazer-dizer a partir do corpo pensamento da bailarina, coreógrafa e pesquisadora Daggi Scherer Dornelles, natural do Rio Grande do Sul, e que desenvolveu suas criações em ... -
Pele de performer : pensamento poroso e carne expressiva
(2020) [Tese]Este estudo aborda a criação no corpo do performer contemporâneo, atribuindo uma relevância à pele em sua qualidade de superfície de contato com o mundo que nos caberia treinar. Apresenta o conceito minor acting, derivado ... -
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação
(2019) [Tese]O estudo prático-teórico tem como norte a estruturação de PerFormAção como uma metodologia de trabalho experimental para o ator-bailarino-performer que unifica práticas formativas e processo de criação em improvisação ... -
O performer na experiência cênico imersiva Casa do Medo
(2022) [Tese]O estudo aborda a prática do performer no contexto da criação em tempo real, tomando como referência a experiência cênica imersiva de terror Casa do Medo, desenvolvida pelo Grupo Macarenando Dance Concept, na cidade de ... -
As práticas espetaculares de Rolando Boldrin : uma abordagem etnocenológica do processo de formação profissional de um artista brasileiro
(2019) [Tese]Esta pesquisa consiste no estudo das práticas do ator e contador de causos Rolando Boldrin (1936), que oportunizam a ocorrência do fenômeno espetacular junto à sua plateia no programa musical Sr. Brasil (exibido desde 2005 ... -
O prazer do paradoxo: sensualidades e feminismos na arte do burlesco
(2021) [Tese]A presente tese busca analisar o burlesco enquanto fenômeno artístico contemporâneo, compreendendo valores e paradigmas flutuantes, paradoxais. Ao examinar a atuação da mulher dentro da arte do burlesco, evidenciaram-se ... -
Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
(2019) [Tese]O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao ... -
Quando o Mocap dança : a captura de movimento na documentação e criação coreográficas
(2023) [Tese]Esta tese de doutorado, cujo interesse investigativo se situa nos estudos sobre dança,arquivo e captura de movimento/ motion capture , resulta de uma pesquisa guiada pelaprática (CANDY, 2006; CANDY; EDMONDS, 2018) e tem ... -
Que carne pode a cena ? estudos sobre poéticas corporais transperformacionais, para além da dramaturgia de Censuradas: SOS Mulheres em Vênus ou Travestis na Porta do Céu
(2021) [Tese]A escrita apresentada no corpo das 348 páginas desta tese busca relatar um processo investigativo de criação de uma teatralidade desenvolvida em duas fases, que teve como principal objetivo compreender o processo de ... -
O que nós queremos? Acessibilidade ! temas geradores de Paulo Freire como vetores da pedagogia do teatro
(2021) [Tese]A presente tese tem como um dos objetivos principais a reflexão crítica sobre as práticas artísticas que realizo como professora-artista na Escola Especial Educandário São João Batista. Essas práticas referem-se tanto as ... -
A sampler como linha de fuga para uma dramaturga menor
(2021) [Tese]Esta pesquisa parte de uma práxis de escrita sampler que, por meio da leitura, grifo, recorte e colagem de fragmentos de obras literárias referentes, cria um texto teatral. A partir dessa experiência, o trabalho expande-se ...