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dc.contributor.advisorBeyer, Esther Sulzbacher Wondracekpt_BR
dc.contributor.authorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2008-05-16T04:11:25Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12894pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga a formação do conhecimento novo na Composição Musical Infantil, vinculando os avanços na área da música aos processos de abstração reflexionante. O trabalho apóia-se teoricamente na Epistemologia Genética de Jean Piaget e emprega o método clínico como metodologia de pesquisa. A análise das composições segue os fundamentos psicológicos da semântica musical de Michael Imberty. Os dados empíricos são constituídos por 76 composições musicais elaboradas por 70 sujeitos de 6 a 12 anos, alunos de uma escola da rede particular de ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados no período de um semestre letivo e encontram-se registrados em videoclipes. A pesquisa compreende explorações, construções e reconstruções das idéias musicais como uma “composição em tempo real”. Os resultados mostram que o desenvolvimento da composição caracteriza-se pela construção gradativa de uma visão de conjunto. Esta é propiciada pela formação de interdependências e conexões que modificam os modos de produzir o conhecimento, permitindo novas articulações na macroestrutura da composição. O desenvolvimento da composição musical implica aprendizagens que fundamentam as trocas simbólicas na área da música.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the formation of knew knowledge in Child Musical Composition, linking advancements in the field to the process of reflective abstraction. The work is theoretically based on Jean Piaget’s Genetic Epistemology and employs the clinical method as its research methodology. The analysis of compositions follows the psychological fundaments of Michael Imberty’s musical semantics. Empirical data include 76 musical compositions by 70 subjects of 6 to 12 years of age – all students of a private school in the city of Porto Alegre, Brazil. Data were collected during one school semester and registered as videoclips. The study includes explorations, constructions and re-constructions of musical ideas as a “real-time composition”. Results demonstrate that the development of compositions is characterized by gradual construction of a whole view. Such view is allowed by the formation of interdependence and connections that change the ways to produce knowledge, thus allowing new articulations within the composition’s macro-structure. The development of musical composition implies forms of learning that underpin symbolic exchanges in music.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsica : Ensinopt_BR
dc.subjectMusical Compositionen
dc.subjectGenetic Epistemologyen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleDiferenciações e integrações : o conhecimento novo na composição musical infantilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBecker, Fernandopt_BR
dc.identifier.nrb000469219pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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