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dc.contributor.advisorKoch, Adolarpt_BR
dc.contributor.authorLied, Luiz Felipe Cassolpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-22T02:41:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127959pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca-se como interdisciplinar ao dialogar História do Tempo Presente com outras formas de conhecimento. Pode ser com o jornalismo, mas é, principalmente, com as Políticas Públicas e os escritos de Kingdon (1984) que discorremos, uma vez que o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre é uma Política Pública e que tem como objetivo primeiro “estimular a utilização da bicicleta em substituição ao transporte motorizado individual e às viagens a pé ou como complemento ao transporte público de passageiros”. Nossa análise dar-se-á sobre a participação dos ciclistas na construção do que se tornou esta política pública, sobretudo, depois do evento-crise do atropelamento coletivo de integrantes da Massa Critica em 25 de fevereiro de 2011, ou seja, como a partir desse momento a implementação do Plano Cicloviário não mais pode ser adiada.pt_BR
dc.description.abstractEse trabajo se propone como interdisciplinar pues dialoga la Historia del Tiempo Presente con otras formas de conocimiento. Puede ser que sea con el periodismo, pero es, sobre todo, con las políticas públicas y los escritos de Kingdon (1984) que analizamos, una vez que el Plan Director Cicloviário Integrado de Porto Alegre es una Política Pública y que tiene por objetivo “instigar la utilización de la bicicleta en sustitución al transporte motorizado individual y a las viajes caminando o como complementación al transporte público de pasajeros”. Haremos nuestro análisis acerca de la participación de los ciclistas en la construcción de lo que va a hacer esa política pública, sobre todo después del evento crisis del atropellamiento colectivo de los integrantes de la Masa Crítica en 25 de febrero de 2011, o sea, como después de ese momento la implementación del Plan Cicloviário no podría ser retrasada más.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBicicletaes
dc.subjectHistória do tempo presentept_BR
dc.subjectCiclovíaes
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectEvento crisises
dc.subjectPlano diretorpt_BR
dc.subjectHistoria del tiempo presentees
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectPDCIes
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleHistória da política pública para a bicicleta : pedalando o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre (2008-2014)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000973934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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