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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorWeber, Fernanda Davidpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-21T02:40:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127888pt_BR
dc.description.abstractA demanda por transporte é derivada, e seu resultado está relacionado à necessidade de superar barreiras físicas, envolvendo deslocamentos e, consequentemente, tempo. Como a sociedade moderna é orientada pelo relógio, tempo pode ser considerada uma variável de grande importante na dinâmica diária. Sendo assim, os sistemas de transporte têm papel fundamental para garantir que essa dinâmica seja atendida dentro do esperado. Portanto, os sistemas de transporte devem prover um serviço confiável. Ou seja, a operação dos mesmos deve ser regular, resultando em uma variabilidade mínima no tempo de viagem. Esse trabalho tem por objetivo analisar o comportamento do usuário do transporte aéreo frente à variabilidade do tempo de viagem. Para isso, modelos comportamentais foram estimados a partir de um estudo de caso realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com os viajantes que frequentam o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Uma comparação entre diferentes abordagens comportamentais, baseadas na teoria da utilidade esperada, também foi contemplada no estudo, com o intuito de encontrar o melhor modelo representativo do comportamento do público estudado. Os modelos estimados apresentam diferentes formas funcionais não lineares, caracterizando diferentes reações dos tomadores de decisão quando em situações de risco.pt_BR
dc.description.abstractThe demand for transport is derived, and the result is related to the need to overcome the physical barriers involving displacements and hence time. As modern society is driven by the clock, time can be considered a great important variable in the daily dynamics. Thus, the transport systems has a key role to ensure that this dynamic is met as expected. Therefore, transport systems should provide a reliable service. That is, the operation there of is regular, resulting in a minimal variability in travel time. This work aims to study the air transport user behavior against the variability of travel time. To do this, behavioral models were estimated from a case study conducted in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, with travelers attending the Salgado Filho International Airport. A comparison between different behavioral approaches based on expected utility theory, the study was also considered in order to find the best studied model representative of the behavior of the public. The estimated models have different nonlinear functional forms, featuring different reactions of decision-makers when at risk.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTravel time variabilityen
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectComportamento do usuáriopt_BR
dc.subjectStated preferenceen
dc.subjectAir transportationen
dc.subjectTempo de viagempt_BR
dc.titleO comportamento do usuário do transporte aéreo frente à variabilidade do tempo de viagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000971490pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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