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dc.contributor.advisorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorFrança, Patrícia Lopes Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-01T02:37:22Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127317pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve como objetivo geral investigar como está posto o nível de atualização do subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, com vistas à proposição de uma nova versão do referido subprocesso. Como objetivos específicos, buscou-se identificar, através de revisão de literatura, boas práticas em gestão de sistemas de educação a distância; analisar a atual versão do subprocesso de gestão de escolas virtuais, a fim de se identificar possíveis gargalos; identificar as diretrizes e os pressupostos do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, de modo a orientar a composição de uma versão do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais; identificar, por meio de entrevistas internas, as atividades executadas pela equipe de gestão de escolas virtuais da Universidade Corporativa do Serpro; identificar, por meio de entrevistas externas, boas práticas em gestão de escolas virtuais; e, por fim, analisar os componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, a fim de se buscar o alinhamento entre esses componentes e um novo fluxo de atividades proposto para a gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do Serpro. A análise do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, bem como dos componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, foi feita mediante análise documental. Já para a realização das entrevistas internas e externas, adotou-se entrevista semiestruturada, com roteiros específicos. partir da análise do conjunto de dados, constatou-se que o Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro carece de uma total reestruturação, que poderá ser balizada pelas práticas de gestão de escolas virtuais identificadas na revisão de literatura, entrevistas internas e externas. A pesquisa procura trazer contribuições para que profissionais que atuam na gestão de escolas virtuais possam aprimorar suas práticas e poderem também se sentir motivados a investigar temas diversos que foram recomendados para os trabalhos futuros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de sistemaspt_BR
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.titleA gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPROpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000969531pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPROpt_BR


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