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dc.contributor.advisorPerlin, Marcelo Schererpt_BR
dc.contributor.authorAlbarracín Gomez, Gladys Helenapt_BR
dc.date.accessioned2015-09-29T10:54:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127252pt_BR
dc.description.abstractAo quantificar a mudança no preço da ação após o pagamento de dividendos, levando em conta as mudanças na legislação fiscal, a pesquisa busca contribuir com um estudo do efeito clientela, evidenciando como o mercado avalia o pagamento de dividendos. Para tanto, foram analisados importantes companhias abertas que anunciaram o pagamento de dividendos durante o período de 2001 a 2013, cujo banco de dados estava disponível na Economática® (2014), através da aplicação do modelo de Elton e Gruber (1970). Os resultados do estudo sinalizam que no mercado brasileiro para o período de análises, os postulados do efeito clientela não conseguiram explicar a formação dos preços das ações pagadoras de dividendos, principalmente pela baixa influência dos aspectos tributários. Além disso, os resultados confirmaram a inexistência do efeito clientela sobre dividendos no mercado acionário brasileiro e contribuíram às evidências já existentes.pt_BR
dc.description.abstractBy quantifying the change in share price after the dividend payment, taking into account changes to tax legislation, the research seeks to contribute to the study of the clientele effect, showing how the market assesses the payment of dividends. For this, important public companies were analyzed in the period from 2001 to 2013, using data available in Economática® (2014) and applying the Elton e Gruber model (1970). The findings point that, for the Brazilian market for the period of analysis, it is postulated that the clientele effect failed to explain the pricing of paying stock dividends, mainly by the low influence of tax aspects. Overall, the results confirmed the inexistence of the clientele effect on dividends in the Brazilian stock market and contributed to the existing evidence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDividenden
dc.subjectEfeito clientelapt_BR
dc.subjectMercado de açõespt_BR
dc.subjectClientele effecten
dc.titleClientela em dividendos no mercado acionário brasileiro para o período de 2001 - 2013pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971750pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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