Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorMelo, Miguel Cervapt_BR
dc.date.accessioned2015-09-12T02:35:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126613pt_BR
dc.description.abstractTalvez haja um número significativo de pessoas formadas em cursos de licenciatura que optam por não trabalhar dentro de uma escola. Esse fato se deve em muito pela grande desvalorização da profissão docente, dois fatos que podem evidenciar essa desvalorização são os salários e condições inadequadas de trabalho desses profissionais. Pensando nessas questões e na facilidade que os professores têm de atuar fora da escola com mesmo público alvo através da formação no bacharelado, surge uma pergunta: por que, então, mesmo com um quadro que revela precarização, há escolha por ser professor de educação física? Para tanto meu problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: como estudantes do curso de Educação Física da ESEF da UFRGS entendem o processo de escolha pela formação inicial em educação física e a atuação profissional em escolas? Para interpretar esse problema de pesquisa o instrumento de coleta das informações utilizada foi a entrevista do tipo semiestruturada. A pesquisa foi realizada com 6 estudantes do primeiro semestre de Educação Física da UFRGS que manifestaram o desejo de atuar em escolas após o término de sua graduação. A partir da análise dessas entrevistas pude perceber que esses estudantes foram influenciados por suas práticas corporais desde a escola e pela relação que estabeleciam com seus professores. Cada um tem um motivo particular para essa escolha, sendo assim, distinto entre os entrevistados. Parece não haver um motivo especial para ser professor de Educação Física escolar, parece mais uma soma entre os motivos que levam uma pessoa a ser professor e os que a levam escolher Educação Física.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleO processo de escolha da formação inicial em educação física : um estudo com alunos da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000973344pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples