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dc.contributor.advisorLiedke, Enoi Dagopt_BR
dc.contributor.authorPreichardt, Maiarapt_BR
dc.date.accessioned2015-08-27T02:38:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/125879pt_BR
dc.description.abstractO comportamento das organizações se modificou diante de um cenário globalizado de transformações responsável também por influenciar a evolução da comunicação organizacional, tanto externa como interna, que assumem papel estratégico no ambiente e nos relacionamentos empresa/funcionário. Considerando isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de conteúdo do veículo de comunicação dirigida “Notícias TRENSURB” para verificar se suas mudanças refletem um posicionamento da empresa que aproxima e valoriza o colaborador interno. Como metodologia foram construídas duas tabelas classificatórias estabelecendo características e dados a serem analisados na sequencia. A pesquisa constatou que várias mudanças positivas aconteceram, com o passar do tempo e a evolução do boletim, que refletem maior aproximação da Trensurb com seu público interno, mas verifica-se, também, que alguns pontos referentes à comunicação no sentido de construir um relacionamento mais participativo do funcionário precisam, ainda, ser trabalhados de forma mais efetiva.pt_BR
dc.description.abstractThe behavior of organizations has changed before a responsible global transformations scenario also for influence the evolution of organizational communication, both external and internal, which assumes a strategic role in the company environment and employee relationships. Considering this, the main focus of this monograph is to analyze directed communication of "News TRENSURB", with the aim to observe if the changes at the publication reflects a positioning of the company in approaching and appreciates the internal employee. The methodology was built with two league tables setting features and data to be analyzed in sequence. The study found many positive changes with the passage of time and with the newsletter evolution, which reflects strait the Trensurb with its workforce. But it turns out, too, some points concerning the communication in order to build a relationship more participatory employee also must be worked more effectively.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação dirigidapt_BR
dc.subjectInstitutionen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectJornalismo empresarialpt_BR
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectDirected communicationen
dc.subjectBusiness journalismen
dc.titleNotícias Trensurb : análise de conteúdo de um veículo de comunicação dirigida.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972406pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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