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dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorGiesta, Letícia Carpolínguapt_BR
dc.date.accessioned2008-04-12T04:12:12Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12514pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo analisar no conteúdo de livros didáticos dedicados ao ensino de inglês como língua estrangeira para crianças, evidenciando de que forma são concebidas e trabalhadas noções de ensino e aquisição de vocabulário. Assim, a primeira premissa deste trabalho é a de que as palavras são adquiridas a partir da compreensão bem-sucedida de um contexto. A segunda premissa é a de que os livros didáticos se baseiam no fato de que o público para o qual o material é preparado é o de crianças, elaborando, assim, material levando em consideração suas características. Foi utilizado, como procedimento de coleta de informações, a análise documental, precedida de uma pesquisa de cunho exploratório que consiste na aplicação de um questionário a cinco livros didáticos que tenham o mesmo perfil do objeto deste estudo. No tratamento dos dados foi realizada a análise de conteúdo de um livro didático, bem como de seu manual, escolhido dentre os pertencentes à fase exploratória, destinado a estudantes de Língua Inglesa no primeiro nível, que permitiu observação, reconhecimento e reflexão acerca de itens lexicais e do contexto em que são apresentados, possibilitando aproximação com o referencial teórico implícito na abordagem. Os resultados indicam que a noção de ensino veiculada no livro analisado caracteriza-se pelo método áudiolingual, ainda que não seja identificada como tal pelos autores no manual do professor. Em tal método, a língua é percebida como uma série de hábitos condicionados adquiridos num processo mecânico de estímulo e resposta, o que é ligado às idéias behavioristas. Após a identificação do método de ensino e na análise das atividades propostas no livro, evidencia-se que o tratamento dado ao vocabulário não é o de palavras soltas ou em listas, mas inseridas em estruturas frasais e temas. Entretanto, a aquisição de vocabulário é estimulada através de procedimentos de repetição, sem qualquer atenção à construção de significado pelo aluno, estando, assim, desvinculada das noções defendidas neste estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze the content of didactic books dedicated to teaching English as foreign language to children, showing how notions of teaching and vocabulary acquisition are conceived and worked. So, the first premise of this work is that words are acquired from the well-succeeded comprehension of a context. The second premise is that didactic books are based in the fact that the public for which the material is made is children, elaborating, though, material considering their characteristics. It was used, as data collection proceeding, the documental analysis, preceded by an exploratory research that consists on the application of a questionnaire of five didactic books that have the same profile of the object of this study. In the data treatment, it was made the content analysis of one didactic book, as well as its manual, chosen between those books that were in the exploratory stage, directed to first level English Language learners. That allowed observation, recognition and reflection about lexical items and the context in which they are presented, enabling proximity with the theoretical reference implicit on the approach. The results imply that the notion of teaching expressed on the analyzed book is characterized by the audio-lingual method, however this is not identified by the authors in the teacher’s manual. In this method, the language is perceived as a series of conditioned habits acquired in a mechanical process of stimulus and response, which is connected to behaviorists’ ideas. After the identification of the teaching method and the analysis of proposed activities on the book, it has become evident that the treatment of the vocabulary is not based on words unattached from its context or presented in lists, but introduced into phrasal structures and themes. Nevertheless, the vocabulary acquisition is stimulated by repetition proceedings, without any attention to student’s meaning construction, being, then, unconnected to the notions defended in this study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleLivro didático dedicado ao ensino de língua estrangeira na educação infantil : noções de ensino e aquisição de vocabuláriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000627191pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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