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dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Lorimar dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2008-03-26T09:21:28Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12322pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fornecer subsídios que possam auxiliar as pessoas que ocupam funções de gestão de pessoas, pertencentes a organização administrativa no processo de motivação de seus funcionários. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter exploratório-descritivo realizado no Serviço de Recursos Humanos do Núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul. Elaborou-se esta pesquisa para avaliar a motivação de uma amostra de funcionários deste Ministério, visando conhecer os principais fatores que a favorecem e a desfavorecem, a fim de otimizar as práticas de gestão de recursos humanos. Os sujeitos da pesquisa são trinta servidores do Serviço de Recursos Humanos que atuam nos seguintes setores: Central de Atendimento ao Servidor, Cadastro, Lotação, Disciplina Administrativa, Pagamento, Freqüência, Perícia Médica, Tempo de Serviço, Inativos, Equipe de Processos Judiciais, Arquivo, Capacitação, Responsável pelo RH. A coleta de dados foi feita através de questionário autopreenchido individualmente e os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. O primeiro bloco apresentou variáveis dirigidas a identificar o perfil dos respondentes. O segundo bloco tratou de 22 questões (objetivas e descritivas), O terceiro bloco apresentou questões abertas, buscando identificar a opinião espontânea dos respondentes. Observou-se que os respondentes não sabiam distinguir motivação de desempenho. Ao analisar os fatores que afetam negativamente a motivação, constatou-se que, em sua maioria, fatores higiênicos (política salarial defasada), insuficiência de pessoal e motivacionais (pouco estímulo à capacitação do servidor). Dentre os fatores que servem de incentivo à motivação para melhorar o desempenho no trabalho foi constatado bom relacionamento com os colegas e superior (relações sociais), segurança no emprego, estímulo à capacitação/ oportunidades de crescimento e realização pessoal pelo trabalho/satisfação. Quando abordadas as suas principais necessidades que precisam ser supridas para melhorar sua motivação para o trabalho evidenciou-se fatores higiênicos, necessidades sociais, segurança, ego e necessidades de auto-realização. As sugestões para suprir suas necessidades e expectativas em relação ao trabalho são: realização de concurso público para suprir a falta de pessoal, estrutura física e material adequado, relações com o grupo e, principalmente, melhorar as condições salariais. As práticas e políticas de Gestão de Recursos Humanos que poderiam motivar seu desempenho e dos demais servidores de Recursos Humanos passam pela capacitação, integração com os colegas do setor e de outros setores e que haja uma política salarial atualizada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecursos humanos : Motivacaopt_BR
dc.subjectGestão : Saúdept_BR
dc.subjectPolíticas públicas de saúdept_BR
dc.titleComo motivar os trabalhadores para otimizar as práticas de gestão de recursos humanos no núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000567346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúdept_BR


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