• Qorpo-santo à luz do trágico em Nietzsche 

      Dias, Maria Aparecida Ramos (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa trata especificamente de Qorpo-Santo e Nietzsche, a fim de elucidar seus contextos de vida e exaltar a importância de suas criações, no caso de O Nascimento da Tragédia obra primeira de Nietzsche e da ...
    • Quais os critérios de seleção de filmes para as infâncias? 

      Martens, Cinira Nunes Pavani (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre critérios de para crianças. Acredita-se na importância da imagem como elem seenlteoç ãfuon ddaem fielmnetasl para a formação cultural, ética, estética e social da criança; ...
    • Qual é o lugar da criança com diagnóstico de autismo na rede de atenção psicossocial ? : uma "rapsódia" clínica 

      Franco, Marina Haase da Costa (2017) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a clínica do autismo na infância, no contexto da saúde pública. Através da minha inserção como psicóloga em um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi) do ...
    • Qualidade de vida em idosas : a importância da dimensão subjetiva 

      Irigaray, Tatiana Quarti (2007) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Introdução. Existem inúmeros estudos sobre a avaliação de qualidade de vida em idosos. Contudo, ainda são escassos os trabalhos que investigam o significado subjetivo da qualidade de vida na velhice. Objetivos. Investigar ...
    • A qualidade na educação infantil : a ciência dos detalhes nas relações entre educadoras e bebês 

      Brasil, Gabriela (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho trata sobre a qualidade das Relações entre Educadoras e Bebês. O estudo ocorreu em uma Escola de Educação Infantil da Rede do Município de Porto Alegre e teve como referenciais teóricos as contribuições ...
    • Quando alfabetizar vai além do ler e escrever 

      Santos, Susana Leal dos (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Resumo não disponível
    • Quando uma aula de teatro é teatro? 

      Fernandes, Rodrigo Marques (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e ...
    • “O que a literatura infantil nos revela sobre a morte” 

      Zambeli, Sonia Maria Marmitt (2014) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A abordagem da morte constitui um dos temas mais difíceis de serem encontrados na literatura infantil contemporânea. A morte aparece no cotidiano de nossas crianças, quase que corriqueiramente, e nós adultos velamos este ...
    • Que brincadeira é essa? 

      Ayres, Andréa Dias (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem o objetivo de verificar como o contexto sociocultural dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana, na Vila Castelo, Bairro Restinga em Porto ...
    • O que eles querem? representações de adolescentes sobre a EJA 

      Gomes, Valesca dos Santos (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil percorreu uma longa trajetória, até assumir a configuração que conhecemos hoje. A partir dos anos 90, com o rebaixamento da idade mínima para o ingresso nesta modalidade o ...
    • O que é o sujeito ? o olhar da psicanálise 

      Geitens, Fátima Elisabeth (2017) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A pergunta a respeito do que é o Sujeito permeia a teoria psicanalítica. Em psicanálise, o conceito de Sujeito é elaborado por Lacan a partir dos pressupostos de Freud. Embora Freud faça referência ao indivíduo, à realidade ...
    • O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil 

      Costa, Lizia Benites da (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem o objetivo de relatar e problematizar, como tema central, o que esperam os pais a cerca da contribuição da educação infantil para a formação no ensino das crianças. As opiniões dos familiares são retratadas ...
    • Quem disse que a Faixa Etária Um não brinca de faz-de-conta? modos de brincar de crianças bem pequenas 

      Reffiel, Vanessa Glenda (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Quem disse que a Faixa Etária Um não brinca de faz-de-conta? Modos de brincar de crianças bem pequenas” surge a partir da problematização daquilo que pouco tem se tratado ...
    • Quem é louco que se apresente, aqui a loucura é ao vivo 

      Ximendes, Eduarda Maria Campelo (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho é resultado de um percurso de dois anos no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contempla fundamentalmente uma experiência ...
    • Que significados tem as aprendizagens construídas através das oficinas do Programa Mais Educação para os alunos de uma escola púbilca do município de São Leopoldo 

      Schuck, Elaine Terezinha Schmidt (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo pretende mostrar a importância do Programa Mais Educação para os alunos inscritos no mesmo. O que os faz estarem ali, que aprendizagens eles constroem através das oficinas que frequentam. Foi utilizado ...
    • O rádio como agente cultural e educativo 

      Delavechia, Jurema Gonçalves da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ao considerar a inserção da mídia rádio como recurso para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta uma reflexão acerca da prática pedagógica. É necessária nos dias atuais que o rádio ...
    • Rádio e educação 

      Duarte, Fabiane Leal (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar que a emergência de novas práticas didático-metodológicas, para a utilização das mídias e tecnologias nos espaços de aprendizagem, pode favorecer a ação dos alunos ...
    • Rádio Escolar: ampliando o universo cultural dos estudantes 

      Brutti, Sonilda Martins (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar sobre o potencial da Rádio escolar para a ampliação do universo cultural dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. O problema da ...
    • Rádio escolar como um objeto de ensino 

      Krindges, Cleria Inez (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo conceitua o rádio escolar como um meio de expressão de ideias e opiniões presentes no ambiente escolar, de uma forma saudável e harmoniosa e acessível a todos, tendo como objetivo geral analisar o papel do rádio ...
    • Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa 

      Hartstein, Cristiane Lopes Nunes (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ...