O Programa Um Computador por Aluno e Professor (UCA) e o Programa Província de São Pedro(PSP) : algumas reflexões necessárias
dc.contributor.advisor | Boll, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Bemfica Junior, Everton da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117505 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta algumas discussões sobre formações e ações pedagógicas realizadas com o recurso dos netbooks fornecidos para os alunos e professores através do Programa Província de São Pedro (PSP/SEDUC/RS). O Programa denominado Um Computador por Aluno (UCA/MEC) possibilita uma importante via de acesso dos alunos e professores ao mundo digital. O computador é usado com o intuito de que o aluno e o professor usem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na interlocução pedagógica com as disciplinas escolares. O PSP/UCA se apresentou como uma possibilidade de integração entre escola e comunidade escolar, porém quanto à aplicação da ferramenta na escola foi constatado sua limitação em relação a formação oferecida na escola pesquisada. Para a realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa quali – quantitativa, aplicando-se questionários presenciais, on-line e entrevistas com alunos e professores de uma escola localizada na periferia do município de Alvorada- RS, onde há alto índice de vulnerabilidade social. A pesquisa visou aferir, através da ótica dos professores e dos alunos, como estavam sendo utilizados os netbooks em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O Programa Um Computador por Aluno e Professor (UCA) e o Programa Província de São Pedro(PSP) : algumas reflexões necessárias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967523 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)