Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEstrázulas, Mônica Baptista Pereirapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Maurício Lopespt_BR
dc.date.accessioned2015-06-02T02:00:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117416pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação busca observar, dentro de uma perspectiva de educação integral, se, e como, a inserção da educação ambiental, embasada em uma metodologia diferenciada de ensino, pode contribuir para o desenvolvimento de um modo de pensar e agir dos alunos, mais pautado em atitudes de cooperação e solidariedade. A finalidade da pesquisa foi buscar indícios e registrar, de forma abrangente, se os alunos participantes das oficinas de Educação Ambiental da Escola E.E.F. Presidente João Goulart Belchior, no município de Alvorada, demonstraram atitudes de cooperação e solidariedade na relação com seus colegas e professores. Para isso, a pergunta-chave que embasou essa pesquisa foi: A Educação Ambiental trabalhada na escola por meio de uma abordagem pedagógica multidisciplinar, aberta e adaptável, pode ser usada como instrumento para desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica? Para responder a essa questão, a metodologia utilizada envolveu a observação dos alunos durante as atividades realizadas na Oficina e a aplicação de questionários em alunos participantes e não participantes da Oficina.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleA educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples