Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBruscato, Gentil Césarpt_BR
dc.contributor.authorMors, Paulo Machadopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-29T02:01:12Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117318pt_BR
dc.description.abstractEm nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante.pt_BR
dc.description.abstractIn our schools, the teaching-learning relationship, in most cases, is limited to the attempt of achieving the students approval at the end of the year, with no concern about meaningful and contextual learning and the social interaction that promotes discussion of the content. We present a proposal to Physics education by using ham radio as a motivational theme. We adopt the theories of meaningful learning, by David Ausubel, and social interaction, by Lev Vygotsky. The project, the assembling of a ham radio station for educational purposes, particularly in Physics, was applied in the second term of 2010, with voluntary participation of high school students from Colégio Militar de Porto Alegre, in the form of extracurricular education at the opposite turn of their regular classes. It is presented a report of the experience and its outcomes, as well as a guide for the teacher interested in replicating a similar educational experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. Vol. 36, n. 1 (mar. 2014), 1506, 8 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAusubelen
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subjectVygotskyen
dc.subjectRadioamadorismopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAmateur radioen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleEnsinando física através do radioamadorismopt_BR
dc.title.alternativeTeaching physics through amateur radio en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000914023pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples