Mostrar el registro sencillo del ítem
A física nas séries iniciais (2ª a 5ª) do ensino fundamental : desenvolvimento e aplicação de um programa visando a qualificação de professores
dc.contributor.author | Damasio, Felipe | pt_BR |
dc.contributor.author | Steffani, Maria Helena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-28T01:58:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117248 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho descrevemos uma proposta para melhorar o ensino de física nas séries do ensino fundamental. Com este objetivo foi desenvolvido um programa que visa qualificar professores. O programa é estruturado em módulos, que contemplam diversos instrumentos e estratégias pedagógicas. Cada módulo começa com aulas de laboratório, seguido de uma interação em sala de aula com textos que abordam história da ciência, física do cotidiano e discussão de conceitos físicos. Por fim, cada módulo utiliza recursos multimídia, disponíveis na internet. O programa foi aplicado em curso de extensão da UFRGS para doze professoras do Colégio São Bento, em Criciúma, SC, e em minicurso no II Encontro Estadual de Ensino de Física no Instituto de Física da UFRGS. As professoras do Colégio Sãao Bento aplicaram os conteúdos de física aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental através de oficinas intituladas "Física para Crianças" e fizeram adaptações, quando necessárias, para adequar os conteúdos e estratégias aos interesses e características dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper we describe a proposal to improve the teaching of physics in the first four grades of elementary school. With this aim was developed a teachers qualification program. The program is structured in parts which include several instruments and pedagogic strategies. Each part starts with laboratory classes followed by class interaction with texts specially produced to the project. These texts contains science history, everyday physics and introduction to physical concepts. Then multimedia recourses available in the internet are used. The program was applied in an extension course at Federal University of Rio Grande so Sul (UFRGS) to twelve teachers of Colégio São Bento, at Criciuma, SC. It was also used in a course in the II Encontro Estadual de Ensino de Física at Instituto de Física/UFRGS. The teachers of Colégio São Bento applied the physics content to children workshops entitled "Physics to Children" and made adaptations, when necessary, to adequate the content and strategies to the pupils interests and characteristics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 30, n. 4 (dez. 2008), 4503, 9 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Didatic material | en |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Métodos computacionais | pt_BR |
dc.title | A física nas séries iniciais (2ª a 5ª) do ensino fundamental : desenvolvimento e aplicação de um programa visando a qualificação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | The physics in the first four grades of elementary school : developing and applying a program for teachers qualification | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000684604 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39566)Ciencias Exactas y Naturales (6036)