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dc.contributor.advisorFlorissi, Stefanopt_BR
dc.contributor.authorRoman, Angelopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-14T02:01:09Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116251pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute o impacto do aumento da informação dos consumidores sobre as firmas, causado pelas novas tecnologias disponíveis. O objetivo deste estudo é verificar a utilização da base informacional disponível em dispositivos eletrônicos, como ferramenta para tomada de decisões, por parte das empresas do ramo alimentar não industrial. A partir da literatura disponível, bases de dados e um estudo de caso, o trabalho busca apresentar quais são os efeitos dessa maior oferta de informação. São trazidos para o debate trabalhos empíricos já elaborados que mostram como o aumento da informação disponível torna os mercados mais eficientes. A partir da análise da interligação das novas tecnologias com os consumidores, por meio de dispositivos eletrônicos, o trabalho busca identificar quais são as modificações mais marcantes nesta indústria e de que maneiras elas ocorrem. Foram identificadas modificações no comportamento dos estabelecimentos em função da maior facilidade de acesso a seus clientes pelas redes sociais e pelo fato de que seus clientes ficaram mais exigentes com as novas ferramentas on-line disponíveis para relato de opiniões, fazendo com que estabelecimentos tomem decisões de forma diferente na abordagem de problemas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper will discuss the impact of the increase in consumer information due to the available new technologies on businesses. The purpose of this study is to assess the use of the information base available in electronic devices as a tool for decision making by companies of the non-industrial food sector. Based on the available literature, databases and a case study, this work aims to show what are the effects of increased supply of information. Empirical studies already developed are going to be used in the discussion to show how the increase of available information makes markets more efficient. Based on the analysis of the interconnection of new technologies to consumers through electronic devices, the paper seeks to identify what are the most striking changes in the industry and the ways in which they occur. Changes in the establishments behavior due to easier access to customers through social networks and the fact that clients have become more demanding because of the new online review tools forcing establishments to make different decisions while addressing problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectInformationen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectGourmet bakeriesen
dc.subjectInformational baseen
dc.subjectCrowdsourcingen
dc.titleFormação de preferência e redes sociais : o caso da padarias gourmet no contexto das redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953805pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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