Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Cícero Luciano Alvespt_BR
dc.contributor.authorNobre, Glauber Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorNobre, Francisco Salviano Salespt_BR
dc.contributor.authorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-12T02:00:24Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0103-3948pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116085pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se neste estudo, verificar o efeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor (DM) de escolares de uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Região do Cariri, Ceará, Brasil. Participaram do estudo 46 escolares de ambos os gêneros (23 Grupo Intervenção e 23 Grupo Controle), com idades entre 7 e 9 anos ( X = 8,27 - s = 0,61). A intervenção motora foi baseada na proposta de Valentini e Toigo (2006) e nos Processos Proximais destacados por Bronfenbrenner e Morris (2007). O desempenho motor foi avaliado por meio do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TDMG-2). Os resultados evidenciaram efeito positivo e significativo no DM das crianças atendidas no programa interventivo. Conclui-se que a proposta didático-pedagógica adotada mostrou-se eficaz para promover o desenvolvimento das habilidades locomotoras e manipulativas dos escolares, mostrando-se como uma alternativa viável para promover o DM das crianças do Ensino Fundamental I.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the effect of a program of motor intervention on motor development (MD) of schoolchildren in a community living in socioeconomic vulnerability in Cariri, Ceará, Brazil. Forty-six (46) students of both genders participate of the study (23 Intervention Group and 23 Control Group), aged 7 to 9 years old ( X = 8,27 - s = 0,61). The motor intervention was based on the proposition of Valentini and Toigo (2006) and Proximal Processes highlighted by Bronfenbrenner and Morris (2007). Motor performance was assessed by the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). The results showed positive and significant effect of MD in children treated in the interventional program. We conclude that the didactic-pedagogic proposition adopted was effective to promote the development students’ locomotor and manipulative skills, showing up as a viable alternative to promote MD on Elementary School children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da educação física / UEM, Maringá, PR. Vol. 25, n. 3 (3. trim. 2014), p. 353-364pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical education classesen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectMotricidade humanapt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectMotor skillsen
dc.titleEfeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor de crianças em situação de risco social na região do Cariri-Cearápt_BR
dc.title.alternativeThe effect of a program for motor intervention on motor development of children at social risk in Cariri - CE en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000956326pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples