Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCunha, Maria Luisa Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorFazenda Júnior, Carlos Alberto Perdomopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-09T02:00:12Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116034pt_BR
dc.description.abstractO ensino da dança nas aulas de Educação Física é um tema pouco abordado na produção teórica da área em comparação com conteúdos hegemônicos, como o esporte, por exemplo. Sugerido como um dos conteúdos da Educação Física escolar em documentos nacionais de referência, a dança também aparece como um dos elementos da cultura corporal como tema a ser estudado pela Educação Física na escola, apontados por concepções do movimento renovador da área. As danças tradicionais gaúchas são parte representativa da cultura popular do povo gaúcho, merecendo serem estudadas, não só as suas práticas, mas também a sua história, seu resgate e sua afirmação. Porém não existem muitos registros do ensino destas danças no espaço das aulas de Educação Física. Assim, este trabalho tem como propósito principal analisar e apresentar as aprendizagens didáticas através da narrativa autobiográfica como este processo de ensino aconteceu em uma turma de segundo ano do ensino fundamental durante a disciplina do estágio docente do curso de Licenciatura em Educação Física. Dentre as situações narradas, encontra-se a utilização da metodologia dos jogos pré-dança para o ensino das danças gaúchas. Podemos perceber que o ensino das danças tradicionais gaúchas foi facilitado com a utilização deste método, e que, além disto, o estudo deste assunto gerou debates sobre alguns temas transversais dentro das aulas de Educação Física que resultaram em reflexões interessantes vindas da turma.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of dance in physical education classes is a topic rarely addressed in comparison with hegemonic content such as sports, for example. Suggested as one of the contents of school physical education in national reference documents , the dance also appears as one of the elements of physical culture as a subject to be studied physical education at school, appointed by conceptions of the renewal movement in the area. The traditional gaucho dances are representative part of the popular culture of the gaucho and deserves to be studied, not only their practices but also its history, its redemption and its assertion. There are not many records of teaching these dances in the space of physical education classes. This work has as main purpose to analyze through autobiographical narrative as this process of education happened in a class of second year of elementary school during the course of the Bachelor's Degree in Physical Education teaching internship. Among the situations told, is the use of the methodology of the pre - game dance for teaching gaucho dances. We can see that the teaching of traditional gaucho dances was facilitated with the use of this method, and that, moreover , the study of this topic has generated debates on some cross-cutting themes within the physical education classes that resulted in interesting reflections coming from class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrative inquiryen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPre-dance gamesen
dc.subjectDanças tradicionais gaúchaspt_BR
dc.titleO ensino das danças tradicionais gaúchas nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964640pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem