Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPoester, Teresa Sousapt_BR
dc.contributor.authorConceição, Simone Rocha dapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-03T01:58:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114814pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda questões relativas aos processos de criação, produção, aplicação, aceitação e eficácia de dois materiais didáticos: um livro-portfólio e um objeto de aprendizagem, desenvolvidos para o uso com estudantes do 1° e do 8° ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Tais processos foram desenvolvidos em três momentos distintos: antes, durante e após a realização do estágio docente em Artes Visuais, articulando, indissociavelmente, teoria e prática. Trata-se de fomentar reflexões acerca do desenvolvimento de materiais didáticos que atendam às demandas contemporâneas da educação. Entre as concepções didáticas que orientam a construção destes materiais encontram-se as teorias de aprendizagem em suas perspectivas construtivistas (Piaget), sócio-interacionistas (Vygotsky) e significativa (Ausubel e Moreira), utilizadas na proposição de situações de aprendizagens (Corrêa, Hernández, Iavelberg, Matté, Sancho e Zordan) que, por sua vez, visam a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação : Tecnologiapt_BR
dc.subjectArtes visuais : Ensinopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleProfessor de artes visuais : como propositor e desenvolvedor de seus próprios materiais didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952504pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples