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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorCunha, Renato Barbosa dapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-06T01:57:58Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111799pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento da capacidade de processamento de dados dentro das empresas de todos os portes e da disponibilidade de informações cada vez maior nos tempos atuais, o uso de indicadores e ferramentas de análise quantitativa tornam-se cada vez mais comuns nas mais diversas áreas, buscando-se eficiência, uma correta alocação de recursos e na geração de expectativas mais realistas de vendas e resultados. Enquanto muitos mercados apresentam uma variedade de dados e de estudos para serem usados como bases de referência, existem outros que ainda são carentes de informações básicas para planejamento e análise. O mercado de materiais cirúrgicos é um destes, onde não estão disponíveis as demandas dos clientes, as projeções de mercado ou as estimativas de market share. Este estudo busca, através da análise das vendas em 43 territórios de empresas de dispositivos médicos com atuação no Brasil nas áreas de ortopedia traumatologia, neurocirurgia e buco-maxilo-facial, aplicar a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA, do inglês “Data Envelopment Analysis”) como um modelo de análise comparativa de eficiência que possa auxiliar nos processos de tomada de decisão, mesmo com uma base restrita e limitada de informações. A aplicação da técnica de DEA apresenta resultados que permitem [1] destacar os pontos de melhoria para os territórios ineficientes buscando [2] homogeneizar a eficiência de atendimento por meio do [3] benchmarking entre as regiões buscando [4] uma maior competitividade neste mercado.pt_BR
dc.description.abstractWith the increased capacity of data processing within companies of all sizes and the currently availability of all sort of informations, the use of indicators and tools for quantitative analysis become increasingly common in many areas, allowing companies to achieve better efficiency, proper resources allocation, and the settle of more realistic performance expectations. While many markets feature a variety of data and studies, others are deprived of basic information for planning and analysis. Among these, the medical devices market have almost unavailable informations of customers demands, markets forecasts or estimated market share at a regional level. Through the analysis of 43 sales territories of medical devices companies in Brazil, this study uses the technique of data envelopment analysis (DEA) as a model for comparative efficiency analysis that can assist the processes of decision making, even with a restricted and limited database. The application of DEA technique provide results that [1] highlight the points of improvement for inefficient territories [2] in order to homogenize the efficiency of regions through [3] benchmarking between them, [4] to improve overall competitive level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise por envoltória de dados (DEA)pt_BR
dc.subjectDEA. Data envelopment analysisen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectData envelopment analysisen
dc.subjectGestão de vendaspt_BR
dc.subjectSales performanceen
dc.subjectMedical devices industryen
dc.subjectSurgical impantsen
dc.subjectSales competitivenessen
dc.subjectSales managementen
dc.subjectTerritorial managementen
dc.subjectSales territoryen
dc.titleEstudo comparativo da eficiência de territórios de venda de dispositivos médicos através de modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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