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dc.contributor.advisorBrächer, Andréapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Maurício Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:58:04Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110373pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender como o fotógrafo britânico Tim Walker lança mão de expressões visuais do Surrealismo para compor sua obra fotográfica de moda. Seleciona-se Walker não só pela relevância de seus trabalhos publicados, principalmente, nas edições inglesas e italianas da revista Vogue, mas também pela hipótese que suas fotografias contenham esse caráter surreal a ser pesquisado. Em um primeiro momento, são trazidas referências sobre a fotografia em geral e inerências relativas à linguagem fotográfica, assim como questões específicas sobre a fotografia de moda e sua historia ao longo do século XX. Em seguida, apresentam-se as proposições do segundo grande eixo que sustenta esse trabalho: o Surrealismo; objetivos e expressões do Movimento Surrealista nas artes visuais são elucidados para que se possa entender como ocorrem essas manifestações visuais. Selecionam-se 12 imagens de moda de Tim Walker como corpus empírico, para, assim, analisar segundo a metodologia utilizada, denominada Propuesta de Modelo de Análisis de la Imagen Fotográfica e estabelecida na Universidade Jaime I, em Castellón, na Espanha, por Javier Marzal Felici. Os resultados permitem inferir que o fotógrafo Tim Walker acessa expressões visuais do Movimento Surrealista, tanto nos níveis formais e sintáticos exercidos nas artes visuais, quanto nos objetivos constitutivos cruciais do Surrealismo a partir de narrativas e hipertextos exercidos em suas fotografias de moda.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how the british photographer Tim Walker makes use of visual expressions of Surrealism to compose his fashion photographic work. Walker is selected not only by relevance of his published works, mainly, in English and Italian editions of Vogue Magazine, but also by hypothesis that his photographs contain this surreal character to be researched. At first, references are brought about photography in general e inherent issues concerning photographic language, as well as specific issues about fashion photography and its history throughout the twentieth century. Then, the propositions of the second major axis that underpins this work are presented: the Surrealism; objectives and expressions of Surrealist Movement in the visual arts are elucidated so that it can be understood how these visual manifestations occur. The empirical corpus is formed by the selection of 12 fashion images from Tim Walker, to thereby analyze according to the methodology used, called Propuesta de Modelo de Análisis de la Imagen Fotográfica, established in the Jaime I University, in Castellón, Spain, by Javier Marzal Felici. The results allow inferring that the photographer Tim Walker accesses visual expressions of the Surrealist Movement, both formal and syntactic levels exerted in the visual arts, as the crucial constituent goals of Surrealism from narratives and hypertexts exercised in his fashion photographs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWalker, Timpt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectSurrealismen
dc.subjectFotografia de modapt_BR
dc.subjectFashionen
dc.titleA fotografia de moda de Tim Walker: uma análise fotográfica à luz das expressões do surrealismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952755pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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